A Madeira de João Melim

A Essential perguntou ao responsável pela Fábrica Ribeiro Seco Mel de Cana o que faz a nossa ilha ser tão peculiar.

Estamos situados no Oceano Atlântico, com duas ilhas habitadas e outras não habitáveis, que formam o arquipélago da Madeira.

No ano que a ilha da Madeira comemora os 600 anos, continua à espera da vossa visita para que desfrutem das belezas naturais, tais como miradouros deslumbrantes, percursos pedestres, que lhe vão dar oportunidade de tocar nas “nuvens”, ver um belo amanhecer e ou um pôr-do-sol.



Mas não se fique só pelas belezas, tem ainda a oportunidade de explorar a sua gastronomia muito rica na sua confeção com produtos regionais que vão do mar, à sua agricultura e que pode acompanhar com um vinho da ilha branco, tinto ou espumante, e ou uma cerveja, refrigerante. Na entrada e no fim de cada refeição convém desfrutar um bom cálice de vinho Madeira.

Nos produtos regionais pode encontrar outros que são produzidos na ilha tais como o Rum agrícola (mais conhecido por aguardente cana sacarina), o requeijão, o mel-de-cana, a sua doçaria onde se destaca a broa e bolo mel-de-cana, entre outros muito saborosos.

Para quem gosta de cultura, a ilha é composta por um conjunto de museus todos eles com uma temática rica culturalmente e que não pode deixar de visitá-los. Encontrará em alguns restaurantes típicos grupos folclóricos que espalham os ritmos e temas de cada freguesia.


Com um clima extremamente equilibrado durante o ano inteiro, pode desfrutar do mar com uma temperatura invejável a qualquer altura do ano, com um mergulho nas reservas naturais, um passeio de barco para visualizar os golfinhos, baleias, a vista do mar para a terra.

Durante o ano existem diversos eventos, onde destaco a Festa da Flor e o fim de ano deslumbrante e que já foi mencionado no Guinness World Records™, com o título de "Maior Espetáculo Pirotécnico do Mundo".



Não pode deixar de visitar a outra ilha que é o Porto Santo e aí caminhar pela praia com um tipo de areia fina e dourada, com qualidades terapêuticas, tendo sido eleita a "Melhor Praia de Dunas” no âmbito do concurso “7 Maravilhas – Praias de Portugal”, com uma extensão de 9 quilómetros, os caminhos pedestres e sua gastronomia.

Ficamos à vossa espera na “Pérola do Atlântico”.