A Madeira de Susana Vacas

A Essential perguntou a um dos responsáveis da casa Bordal o que faz a Madeira ser "sua".


1
2
3
4
5

 

Nasci, cresci e vivo na Madeira desde sempre. É sem dúvida o meu lar, o meu porto de abrigo. Por mais que viaje, e adoro faze-lo, é aqui que me sinto em casa e feliz.

Muitas das lembranças que trago da infância estão ligadas à terra e não consigo esquecer o barulho da água da levada onde tomava banho em pleno verão, a vindima, as amoras e a subida à figueira para comer figos maduros e suculentos.

Adoro a paisagem da Madeira, os recortes das montanhas, as escarpas das nossas encostas, os tons de verde da floresta, o tom da água das levadas e das quedas de água, o mar a bater nos calhaus…esta minha paixão levou-me ao meu atual hobby – o trail running.

Estou fortemente ligada a uma das tradições mais belas que a Madeira tem – o Bordado Madeira. Temos de manter as nossas tradições e é isso que tento fazer com o meu marido há 17 anos na Bordal.

A Madeira é uma ilha calma, segura e com uma grande variedade de paisagem. É possível no mesmo dia fazer passeios de montanha e banhos de mar. Tudo é diferente mas muito próximo.

Após muitas viagens e conhecendo a Madeira como conheço posso afirmar que a nossa ilha é maravilhosa. As pessoas são normalmente simpáticas e afáveis, temos bons hotéis, temos uma natureza fantástica, um mar apetecível e artesanato e gastronomia únicas.

Imperdível na Madeira na minha opinião:

- Passear nas levadas e veredas, no meio das montanhas e da nossa floresta Laurissilva;
- Fazer um passeio de barco e nadar no nosso mar maravilhoso;
- Conhecer o nosso artesanato, principalmente o Bordado Madeira;
- Passear pelo Funchal e conhecer os nossos recantos, sem esquecer o Mercado dos Lavradores numa 6ªfeira ou sábado;
- Comer uma espetada com milho frito. Não esquecer as lapas e o pão, com manteiga de alho;
- Assistir ao pôr-do-sol na costa sul, numa das nossas vilas à beira mar
- Visitar uma das nossas vilas no interior da ilha, tomar uma poncha e conversar com os locais;
- Visitar o Porto Santo e usufruir da maravilhosa praia;
e muito mais...