43ª Feira do Livro

Entre vários convidados está Teolinda Gersão, vencedora do Prémio Literário Vergílio Ferreira 2017.

A 43ª edição do evento anual “Feira do Livro”, iniciativa da Câmara Municipal do Funchal, acontece entre os dias 26 de maio e 4 de junho, na Avenida Arriaga.

Esta edição conta com a presença da escritora Teolinda Gersão, vencedora do Prémio Literário Vergílio Ferreira 2017. É conhecida pela versatilidade das suas obras, que expressa em vários géneros da ficção clássica, embora com particular incidência no romance e no conto.

Outra principal atração deste ano é o cantor Diogo Piçarra, a 30 de Maio, pelas 18:00 horas, movendo até ao Teatro Municipal Baltazar Dias um público mais juvenil.

Já a peça de Filipe La Féria, com igual destaque, decorre nos dias 28 e 29 de maio e traz à Região a atriz Rita Ribeiro e dois atores com síndrome de down, Tomás de Almeida e Nuno Rodrigues. Esta trata-se de uma produção que estreou há pouco tempo e conta a história de uma mãe que tem cancro e um filho com trissomia 21, fazendo assim parte da estratégia cultural em termos de “teatro para todos”.

Durante a Feira do Livro é ainda possível visitar uma exposição história, que relembra momentos importantes das várias décadas da feira. A mesma homenageia as várias personalidades que marcaram a história do evento e que contribuíram para a dinamização da cultura da cidade do Funchal, em especial, ao Fernando Nascimento e a Maria Aurora.

Os pontos chaves da edição de 2017 são a literatura infanto-juvenil, a inclusão pelos direitos humanos, apostando em várias editoras com livros para crianças e jovens, conjugando também um programa para toda a família, uma vez que o Dia Mundial da Criança está integrado no decorrer da Feira do Livro.