Incidentes com Drones

Um pouco por todo o lado têm-se registado vários incidentes envolvendo aviões e drones.


Apesar de a utilização de drones em Portugal estar regulamentada desde 14 de dezembro, a verdade é que é crucial criar novas regras de segurança que evitem incidentes entre aviões e drones como aqueles que têm acontecido na aproximação aos aeroportos portugueses.

A Comissão Europeia está a trabalhar num novo regulamento europeu de veículos aéreos não tripulados que, caso não seja antecipado, apenas entrará em vigor em 2018.

Entretanto, na sequência dos recentes incidentes envolvendo a presença de drones nas trajetórias de aviões em Portugal, o Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários (GPIAAF) anunciou a realização de um estudo de segurança que caracterizará o histórico de ocorrências deste tipo no nosso país, analisará a eficácia da regulamentação nacional sobre esta matéria e fará uma comparação com as práticas que estão a ser utilizadas noutros países para a prevenção deste tipo de ocorrências.

Por outro lado, o governo português tem em fase de implementação regulamentos para tornar obrigatório o registo de drones superiores a 250 gramas.

São necessárias, com urgência, novas regras de segurança que evitem incidentes entre aviões e drones.