O sol a bordo do MSC Seaside

O navio mais recente da MSC Cruzeiros fez escala no Funchal.

 

É apresentado como um navio que ‘segue o sol’. Mais do que um slogan a ideia ajuda a descrever o MSC Seaside, a mais recente aposta da companhia MSC Cruzeiros. Não faltam espaços abertos, luz solar e um desenho elegante onde cabe a maior promenade de um navio de cruzeiros, que inclui duas pontes em vidro a quarenta metros de altura.

Na lista de adjetivos o MSC Seaside é também chamado pela companhia de Mega Navio de próxima geração, o segundo de uma série de 12 que permitirá à companhia duplicar a frota e praticamente triplicar a oferta de lugares até 2026. O Funchal foi o primeiro porto de escala em Portugal, numa viagem a caminho de Miami. O navio fará a temporada de inverno nas Caraíbas e foi concebido para navegar em zonas quentes.

A relação com a luz solar está também patente no alojamento, já que se 76 por cento dos camarotes têm varanda ou vista para o mar. Além da inovação, o MSC Seaside mantém marcas que são já referência da companhia, que incluem suites de canto, camarotes flexíveis e modulares para grupos e famílias e camarotes com terraços e varandas. A isto junta-se o MSC Yacht Club, que no MSC Seaside ocupa três decks superiores e tem um solário privado com 1.600 metros quadrados, restaurante e lounge próprios.

 

 

O navio segue a tendência de aposta num nível cada vez mais elevado de diferenciação gastronómica. No total são 11 espaços de refeição, mas o segredo está nos detalhes. Cinco restaurantes são temáticos, incluindo o Pan-Asiático Asian Market Kitchen, criado em parceria com o chefe mundialmente famoso Roy Yamaguchi. Mais do que um restaurante é um conceito, ou melhor, três: teppanyaki, fusão asiática e sushi.

Na oferta temática há ainda um restaurante de assinatura vocacionado para o marisco, uma steak house ao estilo americano e um bistro francês. Até no buffet há novidades, pois neste navio passam a ser dois espaços, um deles na promenade, ao ar livre. Ambos estão abertos 20 horas por dia.

A isto junta-se a fábrica de chocolate, em plena zona comercial, fruto de uma parceria com a Venchi, que é também responsável por uma creperia e geladaria.

 

 

Na oferta gastronómica a diferenciação passa também pelas bebidas. Além dos expectáveis cocktails, há espaço para um champanhe bar e a escolha de vinhos é variada. Nos mais de 20 bares e lounges houve a preocupação em deixar entrar a luz solar, que reforça os tons suaves que dominam o design de interiores.

O entretenimento passa por um teatro com 934 lugares. Parece pequeno para um navio com capacidade para 5 mil passageiros. Mas a nuance está na oferta, pois são quatro espetáculos todas as noites.

Noutro registo há um parque aquático interativo com quatro escorregas e uma tirolesa de 120 metros. Para as famílias a oferta não se esgota no alojamento. Inclui um lounge e clubes para bebés, crianças e jovens, com um programa de atividades, além do serviço de babysitting.

Com 323 metros e 153,516 GRT de arqueação bruta e capacidade para 5,119 passageiros, o MSC Seaside é o segundo mega navio de próxima geração da frota MSC Cruzeiros e o primeiro a ser entregue pela Fincantieri. O MSC Seaside é o primeiro de dois navios idênticos da Classe Seaside. O seu navio irmão – o MSC Seaview – está previsto começar a navegar em Junho de 2018 e ficará a realizar cruzeiros pelo Mediterrâneo, enquanto um terceiro e quarto – a evolução – os navios da Classe Seaside-Evo, serão entregues em 2021 e 2023 respetivamente.