Madeira consolida estrelas

A Michelin manteve a atribuição de estrelas aos restaurantes madeirenses Il Gallo D’oro e William.

A edição para 2018 do guia Michelin Espanha e Portugal vai continuar a contar com dois restaurantes madeirenses distinguidos com estrelas. O Il Gallo D’Oro manteve duas e o William a estrela que havia conquistado no ano passado.

Os responsáveis pela Michelin tinham já anunciado que em Portugal e Espanha não iriam ser retiradas estrelas. Para os restaurantes madeirenses o ano foi de consolidação e por isso este resultado foi encarado com naturalidade pelas equipas lideradas por Benôit Sinthon (Il Gallo D’Oro) e Luís Pestana (William).

Consolidar é, de resto, a palavra que se pode aplicar a todo o país, onde todos os restaurantes mantiveram a sua distinção. Novidade foi mesmo o surgimento de dois novos restaurantes com uma estrela: O Vista, em Portimão, liderado pelo chefe João Oliveira e o Gusto em Almancil, que tem à frente da cozinha o alemão Heinz Beck, ambos no Algarve.

Feitas as contas Portugal passa a ter cinco restaurantes com duas estrelas (Belcanto, Vila Joya, Ocean, The Yeatman e Il Gallo d'Oro) e 18 restaurantes com uma estrela Michelin (Alma, Antiqvvm, Loco, Lab by Sergi Arola, Casa de Chá da Boa Nova, Henrique Leis, William, L'And Vineyards, Willie's, Largo do Paço, Pedro Lemos, Fortaleza do Guincho, Eleven, São Gabriel, Bon Bon e Feitoria e os recém chegados Vista e Gusto). A categoria máxima de três estrelas ainda não foi alcançada.

O Guia Michelin Espanha e Portugal 2018 foi apresentado em Tenerife, numa cerimónia para cerca de 500 convidados. Estas apresentações públicas começaram em 2009, para celebrar o centésimo aniversário do primeiro guia de Espanha e Portugal, que foi lançado em 1910 e teve menos de mil exemplares.

Desde então, o guia é apresentado anualmente na terceira semana de novembro, relativo à edição do ano seguinte. O lançamento tem sido sempre feito em cidades espanholas, mas há vontade do governo português em trazer a cerimónia para Portugal.

Mas na comparação entre os dois países Espanha tem a maioria. Só este ano foram distinguidos dois novos restaurantes com três estrelas, totalizando 11 nesta categoria. Com duas estrelas passou a haver cinco novos restaurantes, além das cerca de duas centenas que têm uma estrela.