A chegada do Carnaval

A tradição do Carnaval da Madeira renova-se de 7 a 18 de fevereiro.

Carnaval Foto-Turismo-da-Madeira

As ruas do Funchal voltam a ser palco para a folia de milhares de mascarados e curiosos. A edição deste ano do Carnaval da Madeira realiza-se de 7 a 18 de fevereiro, mas tem o seu momento alto no dia 10, quando as várias trupes existentes na ilha, inspiradas pelo tema ‘Madeira - 6 séculos de Alegria’, desfilam pelas principais artérias da cidade. Esta é a maior edição de que há registo, com 11 trupes e 1.450 participantes a saírem à rua. A inspiração chegou do Brasil, em 1979, e perdura até aos dias de hoje, naquele que é o principal cortejo da região.

Ao desfile juntam-se as mais diversas festas, um pouco por toda a ilha, com as habituais noites temáticas. As mais emblemáticas são a noite dos hippies e a noite em que os intervenientes são convidados a vestirem-se como o sexo oposto. A baixa citadina do Funchal e os Museus terão iniciativas a decorrer nestes dias.

Na terça-feira seguinte realiza-se o habitual cortejo Trapalhão. Conhecido pela sua originalidade, o Trapalhão é um desfile com teor satírico e encara o carnaval pela sua vertente mais popular.

No cartaz oficial do evento está também incluído o carnaval das crianças, com dezenas de escolas a trazerem os seus alunos para desfilarem pela cidade.

Durante a época carnavalesca é também tempo de perder-se pelas tradicionais iguarias, como os sonhos e as malassadas banhados em mel-de-cana.