Celebrando o vinho

Um dos produtos mais importantes da história da Madeira tem direito a uma festa anual.

É um dos principais cartazes turísticos e assinala a importância histórica, cultural e económica do vinho para a Madeira.

Este ano, a Festa do Vinho iniciou a  25 de agosto e termina a 8 de setembro. 

A Avenida Arriaga, no Funchal, é um dos palcos do evento, com decoração alusiva, além de barracas para venda de produtos típicos. Um pouco mas abaixo a Praça do Povo acolhe o Madeira Wine lounge, que oferece um ambiente mais cosmopolita associado não só ao vinho generoso, mas também aos vinhos tranquilos produzidos na Madeira.

Também há música, num programa variado e teatro, através de peças e sketches, em português e inglês, e com temas alusivos às histórias do vinho, lendas e tradições.

É ainda apresentado um novo projeto – “Danças com História”, integrado nos 600 anos da descoberta do Porto Santo e da Madeira, que decorre em monumentos como o Palácio de S. Lourenço, Fortaleza do Pico e Fortaleza de S. Tiago.

A 7 de setembro, a vindima ao vivo centra todas as atenções no Estreito de Câmara de Lobos, uma de localidades com maior produção de uvas na Madeira. É recriada a apanha e pisa das uvas, num lagar tradicional, aberto ao público. Segue-se um cortejo etnográfico com vários grupos de folclore.