Madeira Dig Festival

Festival abre cartaz com Nivhek, Keiji Haino e Frances-Marie Uitti

O festival internacional de música eletrónica e artes digitais, Madeira Dig, volta à Calheta e à Ponta do Sol, a partir de hoje, 29 de novembro até 8 de dezembro. 

Este ano o festival dura mais tempo. Serão dois fins-de-semana de espetáculos no palco principal do MUDAS. Museu de Arte Contemporânea, na Calheta e um conjunto de atividades na Ponta do Sol. De 30 de novembro a 3 de dezembro, “os concertos acontecem no MUDAS (…) repetindo-se de 06 a 07 de dezembro e com o Centro Cultural John dos Passos, a servir de palco e albergue ao novo leque de atividades que vem complementar a programação habitual do MadeiraDig” transmite Maria Fernandes, da Agência de Promoção da Cultura Atlântica, que coorganiza.

Participam artistas de vários países, dentro da área eletrónica, como Drew McDowall, ligado a projetos como Coil e Psychic TV, Hanna Hartman, Heather Leigh e Manuel Mota & Margarida Garcia, Maria W. Horn,Kali Malone, e destaque para as participações de Frannces-Marie Uitti – uma célebre violoncelista, Keiji Haino, no rock japonês, e David Rosenboom, conhecido como pioneiro na música experimental americana.

As atividades extra deste ano, no Centro Cultural John dos Passos, incidem em “instalações de vídeo arte, performance e formações e live acts”. O ojetivo deste conceito é desenvolver a arte, criatividade e inovação artística.

O Madeira Dig, criado em 2004, é o único festival de música alternativa e artística na Madeira. Inspira-se na defesa do ambiente combinada com a cultura e com um estilo de vida urbano. Mantém a aposta na "diversidade e inovação, distribuídas por entre o que de mais recente se produz em eletrónica de vanguarda e os mundialmente consagrados nomes da área".

Foi recentemente inserido na plataforma Portuguese Music Festivals, do Turismo de Portugal, como um dos mais importantes eventos de turismo cultural no país.