Passeio ao Pico Branco

Uma das caminhadas mais bonitas do Porto Santo permite apreciar a ilha a 450 metros de altitude.

A Vereda do Pico Branco e Terra Chã é um dos trilhos mais conhecidos na ilha do Porto Santo. Situa-se na ponta nordeste da ilha e faz parte da rede de percursos recomendados.

É ideal para o outono e inverno, em que as temperaturas mais amenas se tornam uma vantagem, tornando o passeio mais agradável. Os trilhos como este são uma alternativa, “quando a praia não está muito convidativa”, explica Sofia Santos, guia turística. O percurso permite, “uma perspetiva muito holística de todos os elementos paisagísticos que a ilha tem” desde a praia, montanha e mar.

Reza a história que este trilho foi originalmente traçado para burros de carga, ligando o percurso à Terra Chã, onde os habitantes cultivavam a cevada. São cerca de 2,7 quilómetros até à Terra Chã e topo do Pico Branco. A caminhada é exigente, sempre a subir, e com algumas pedras pelo caminho, “o que acelera a respiração ao mais corajoso caminhante”, constata Sofia Santos.

Perto do topo, na chamada rocha do Cabeço do Caranguejo, a paisagem de rocha quase despida é substituída pelas árvores, plantadas no início do século XX. A vista revela uma mancha verde até ao mar.

Mais à frente há uma bifurcação que divide o trilho. Para a esquerda o caminho para chegar ao cume do Pico Branco. São mais 200 metros a subir. Para a direita, o trilho para a Terra Chã – 400 metros a descer.

Com 450 metros de altitude o Pico Branco é o segundo ponto mais alto do Porto Santo. A vista panorâmica abrange grande parte da ilha, “onde se vislumbram pequenas praias e enseadas com cores impressionantes que contrastam todos os elementos”. Para fazer o percurso para a Terra Chã é voltar à bifurcação e desta vez, optar pela direita. O trilho prossegue junto à escarpa, com vistas para a costa, que surgem conforme avançamos a caminhada. Chegado ao destino, contempla-se a vista da costa sul do Porto Santo.

Por ser um local de difícil acesso a Terra Chã é o sítio onde se conserva o maior número de exemplares da flora indígena do Porto Santo. Um verdadeiro oásis!