A arte da mixologia

O Terreiro propõe um equilíbrio entre a comida e a bebida, num gastrobar que é também um restaurante.

Zózimo Castro movimenta-se com facilidade no bar decorado com dezenas de garrafas de muitas cores, numa atmosfera acentuada pela iluminação quente e tranquila. Tem uma função curiosa no Terreiro: é mixologista, uma espécie de alquimista que em vez que criar ouro, transforma bebidas, altera conceitos, desconstrói preconceitos.

O Terreiro é um pouco de tudo isto. É um gastrobar, uma ideia que nasceu na Europa na década de 1990 e que foi crescendo até atingir o patamar das Estrelas Michelin. Bebida e comida em partes iguais é a receita, numa constante procura de equilíbrio entre ambos. “Aqui na Madeira o Terreiro é um dos poucos espaços com este conceito”, explica o mixologista à Essential.

O Terreiro procura mostrar que a gastronomia da Madeira não se esgota na espetada e que as bebidas não são apenas vinho, ou Poncha.

Na carta de cocktails não falta inspiração local, com nomes inspirados na tradição oral madeirense como Rebendita, Xavelha. Para todos é sugerida uma opção de combinação com comida. Zózimo Castro explica que o cocktail Negrito “combina bem com uma tábua de queijos e enchidos”, ou o Fazenda que, como é “uma bebida mais refrescante, combina muito bem com os cornetos de sapateira ou cornetos do mar a terra”.

As opções de bebidas não se resumem a cocktails. Há vinhos, espumantes e espirituosas. A carta de petiscos está sempre disponível. E há também sugestões de pairing entre comidas e bebidas.

O Terreiro que é também um restaurante. Gonçalo Abreu, o responsável, resume o conceito: “funde o melhor da Madeira com o melhor do mundo”. Existe uma aposta nos produtos frescos e nos produtores locais. A partir desta ideia e das raízes madeirenses, o Terreiro propõe uma cozinha de assinatura. Há carnes maturadas, tempuras, ou cozeduras a baixa temperatura, além de opções vegetarianas ou sem glúten.

O serviço é descontraído e a atmosfera acolhedora. O espaço permite juntar grupos e organizar festas, que podem ser extensivas ao amplo jardim.