Deliciosa Natureza

O Palheiro Estate conta com quatro percursos prontos para descobrir a natureza à volta de uma casa com dois séculos de história.

As sugestões que constam deste artigo devem servir de inspiração para o dia em que forem retiradas as restrições à liberdade de circulação. Para já colabore com as autoridades. Fique em casa! Ajuda o Mundo a vencer a Covid-19.

 

O Palheiro Estate apresentou uma nova atividade. Desta vez são os “Nature Trails”, quatro percursos para explorar a natureza e os recantos da propriedade.

A história destes trilhos começa a 18 de Julho de 2012, com os incêndios que devastaram uma vasta área naquela zona. Depois de um longo processo de reflorestação, o resultado final são quatro percursos com uma inspiradora vista sobre as montanhas da Madeira, sobre a baía do Funchal e sobre o oceano Atlântico.

A propriedade tem 130 hectares, onde algumas das árvores indígenas da Madeira, como o Loureiro, o Til e o Barbusano, podem ser apreciadas.

O início desta aventura, em qualquer um dos trilhos escolhidos, acontece no Clubhouse do campo de golfe, seguindo-se uma passagem pela Casa Velha.

A observação de aves, de cavalos e de peixes num pequeno lago, e a observação da flora são alguns dos pontos altos destes percursos que podem ser feitos a andar, a correr ou de bicicleta.

O maior tem cerca de 6,4 quilómetros de extensão e é possível concluí-lo num tempo aproximado de 80 minutos. Passa pelas antigas peças de artilharia, construídas na Segunda Guerra Mundial, quando o medo de que a ilha pudesse ser invadida se levantou, apesar da neutralidade de Portugal.

Os dois percursos seguintes têm 4,7 e 4,8 quilómetros. O primeiro está destinado à observação das diversas plantas, com as próteas em grande plano. O segundo tem no seu itinerário o espaçoso reservatório de água, que costuma estar habitado por algumas garças e outras aves que ali vão saciar a sua sede.

O trilho de menor dimensão tem 4 quilómetros e visita os estábulos, a bela plantação de camélias e a imagem da zona conhecida como ‘Vista Navios’, de onde, tal como o nome indica, se acompanhava a chegada e a partida das antigas embarcações.

A história à volta dos espaços que podem ser visitados ao longo dos percursos tem como ponto de partida a construção da Casa Velha do Palheiro, há mais de 200 anos.

O antigo pavilhão de caça ou casa de campo dos Condes de Carvalhal já recebeu visitas de reis, rainhas, príncipes e princesas, e soube reinventar-se ao longo de vários períodos da história, assim como a propriedade onde a casa se integra.

Ao longo do século XX, a propriedade e em especial a casa passaram por alguns períodos de abandono. A degradação foi tomando conta do local e adivinhava-se o fim de uma bonita história.

Mas eis que quase no final do mesmo século, a Casa Velha inicia um processo de recuperação e a sua transformação num hotel de luxo. A inauguração acontece em 1997, com a receção aos primeiros hóspedes a ter sido feita no dia 1 de Maio. Hoje, o hotel faz parte do prestigiado agrupamento Relais Châteaux.

Os trilhos complementam a oferta à volta do Palheiro que, para além do hotel, tem ainda o Palheiro Golf, o Palheiro Spa, os Jardins do Palheiro e o Palheiro Estate.

www.palheiroestate.com

www.casavelha.com

 
Artigo originalmente publicado em fevereiro/março 2016 (edição n.º 54).