Festa da Flor em outubro

"Madeira, jardim da esperança" é o tema da próxima edição da Festa da Flor.

A exemplo do ano passado, a edição de 2021 da Festa da Flor realizar-se-á entre 1 e 24 de outubro. "Madeira, jardim da esperança" é o tema desta edição que tem como ponto alto o seu famoso cortejo alegórico no dia 3 de outubro.

Tal como em 2020, a Festa da Flor será realizada em conjunto com as celebrações da Festa do Vinho, anunciou a Secretaria Regional de Turismo e Cultura da Madeira (SRTC). Para além do cortejo nas avenidas do Funchal no dia 3 de outubro, a ideia da SRTC será levar a atuação das trupes a várias localidades da ilha.

No entanto, segundo Eduardo Jesus, Secretário Regional de Turismo e Cultura, tudo estará dependente da evolução pandémica, que se espera que "evolua favoravelmente durante o verão".

Se assim acontecer, Eduardo Jesus acredita que a edição deste ano se traduza num momento alto tanto para os residentes, como para os visitantes, que "há muitos anos o reconhecem como um dos momentos mais relevantes da nossa oferta de animação turística".

A edição deste ano tem como tema "Madeira, jardim da esperança". Para Eduardo Jesus, a temática assenta na visão de um "virar de página", em que a Madeira se apresenta como um jardim de esperança para locais e visitantes.

Ao longo do mês de outubro, as atividades alusivas à Festa da Flor multiplicam-se. Aos habituais tapetes e decorações florais, juntam-se o Muro da Esperança (2 de outubro), os Concertos da Flor (7 a 9 de outubro) e a exposição de várias instalações florais, entre 21 e 24 de outubro, na Avenida Sá Carneiro

Para o dia 23 e 24 de outubro está marcado o Madeira Flower Collection, um evento que pretende promover o sector da moda madeirense, envolvendo vários criadores sob a inspiração das flores.