O maior Carnaval de sempre

Os 600 anos da descoberta da Madeira são o motivo para um cortejo com 1.900 foliões.

Segundo alguns historiadores, a origem do Carnaval na Madeira, remonta ao século XVI. A ligação com os escravos e a expansão do açúcar no Atlântico estão na origem desta festividade, que trouxe, segundo o historiador Alberto Vieira, uma "mistura de tradições pagãs, europeias e africanas".

No entanto, o Carnaval só se tornou oficialmente cartaz turístico em 1980.

Marcado para 2 de Março, às 20:00 horas, o cortejo deste ano, será o maior de sempre. Participam 14 trupes e 1.900 foliões, que vão desfilar pelas Avenidas Sá Carneiro e do Mar. O tema é os 600 anos da descoberta da Madeira, que este ano se assinalam.

No dia seguinte, 3 de março, a animação centra-se na Placa Central da Avenida Arriaga, com um espetáculo, a partir das 21:00 horas. Na terça-feira de Carnaval, à tarde, as ruas enchem-se com um cortejo de cariz mais popular, o Trapalhão.

Reforçaram-se este ano também as atividades lúdicas para as crianças, ampliadas durante mais dois dias do que o habitual em anos anteriores, entre dia 1 e 10 de março.

Segundo um inquérito feito por parte da Direção Regional Do Turismo, em parceria com o Observatório do Turismo, 84 por cento dos inquiridos recomendam o Carnaval da Madeira.

Programação:

Atividades e animação na baixa da cidade do Funchal - de 26 Fevereiro a 10 de Março

Grande Cortejo Alegórico: 2 Março, às 20:00 horas

Cortejo Trapalhão: 5 Março, pelas 15:00 horas


Outras iniciativas que compõem o cartaz de Carnaval:
 

Carnaval das Crianças  - 1 de março

 "Assaltos" de Carnaval

Festas Temáticas - "Noite dos Hippies" e a "Noite dos Travestis”, entre outras.