Rota das Estrelas regressa

A edição deste ano do festival gastronómico volta a ter como ponto de partida o Il Gallo D’Oro, no Funchal.

 

O restaurante Il Gallo D’Oro, no Funchal, com duas estrelas Michelin, volta a ser o anfitrião do arranque anual do festival gastronómico “Rota das Estrelas”, entre os dias 10 e 13 de março.

À nona edição o evento regressa às origens, apostando em três jantares de degustação, preparados por um conjunto de chefes convidados pelo anfitrião Benoît Sinthon. Esta opção permite focar ainda mais a atenção numa experiência gourmet, deixando de lado a filosofia de um evento de abertura, baseado no conceito de um jantar volante.

São 11 chefes, na sua maioria com duas estrelas, entre conhecedores do festival e estreantes na Madeira. No primeiro caso há a assinalar o regresso de Michel Van Der Kroft ** (‘t Nonnetje, Holanda), Dieter Koschina ** (Vila Joya, Albufeira), Hans Neuner ** (Ocean, Algarve), Ricardo Costa ** (The Yeatman, Porto), Kazuo Harada * (Mee, Rio de Janeiro), Hans Välimäki (August von Trappe, Tampere/Finlândia), David Et Noëlle Faure (Aphrodite, Nice/França) e Olivier Barbarin (Château D’Audrieu, Audrieu/França).

Como estreantes estão Bart De Pooter ** (Pastorale, Antuérpia/Bélgica) e Paul Ivic * (Tian, Viena/Áustria).

De resto, a filosofia mantém-se para a edição deste ano do festival. Vários restaurantes com estrelas Michelin acolhem eventos em que o chefe anfitrião convida outros para a preparação de jantares de degustação.

O restaurante Mee (uma estrela Michelin, Belmond Copacabana Palace), no Rio de Janeiro, no Brasil, é a paragem seguinte. Esta edição passa ainda por mais cinco restaurantes premiados: Gusto (Algarve), L'AND (Montemor-o-Novo), Antiqvvm (Porto), LAB (Sintra) e Vila Joya (Algarve).

 

O calendário e os participantes da edição deste ano são:

10-13 março: Funchal, restaurante Il Gallo d’Oro, Chefe Benoît Sinthon, 2 estrelas Michelin

24-28 abril: Rio de Janeiro, restaurante Mee, Chefe Kazuon Harada, 1 estrela Michelin

4 junho: Algarve, restaurante Gusto by Heinz Beck, Chefe Heinz Beck, 1 estrela Michelin

 

5-6 outubro: Montemor-o-Novo, restaurante L'AND, Chefe Miguel Laffan, 1 estrela Michelin

26 outubro: Porto, restaurante Antiqvvm, Chefe Vítor Matos, 1 estrela Michelin

7 novembro: Sintra, restaurante LAB, Chefe Sergi Arola, 1 estrela Michelin

16-17 novembro: Algarve, restaurante Vila Joya, Chefe Dieter Koschina, 2 estrelas Michelin

 

Mais informações: www.rotadasestrelas.com