Gastronomia

Os pratos e os ingredientes típicos do arquipélago. 

1.espetada

A espetada

Não existe prato na região que desperte tanto sentimento de união entre os madeirenses como a espetada. Num arraial ou num restaurante, na casa de um amigo ou num convívio pelas serras da Região, qualquer sítio é bom para deliciar-se com este prato. A carne de vaca, após ser temperada com sal, alho e folha de louro, segue para o espeto, que pode ser também de louro, para depois ficar na brasa durante alguns minutos. Após este procedimento está pronta a servir e a encantar o paladar daqueles que a provam. Apresenta-se como um dos pratos típicos da região por isso é normal encontrá-lo em muitos dos restaurantes locais. 

O bolo do caco

Este maravilhoso pão de trigo, feito com uma massa que deve fermentar durante cerca de três dias, é servido na ilha é consumido como entrada, prato principal ou como acompanhamento de outros pratos típicos da região. Cozido em altas temperaturas, o bolo do caco faz-se acompanhar normalmente de manteiga de alho. Na Madeira e no Porto Santo, é ainda natural que sejam servidos pregos no bolo do caco para todos os gostos e feitios.

O bife de atum com milho frito

Nas águas do arquipélago, o atum é um dos peixes mais abundantes. É normalmente servido em forma de bifes. Temperado com alho, sal, vinagre e vinho branco, o bife de atum é um dos principais pratos da região. A melhor forma de acompanhar este delicioso peixe é com o tradicional milho frito.

Poncha

A poncha é a bebida mais emblemática da região autónoma da Madeira. Esta mistura de açúcar, mel, água ardente de cana e sumo de limão é bebida obrigatória para todos aqueles que visitam as ilhas, seja no Verão ou no Inverno. Acredita-se que esta bebida teve origem no concelho de Câmara de Lobos, o mais conhecido hoje em dia pela sua confecção. 

Lapas

Sendo possível encontrar esta iguaria em quase toda a costa madeirense, é normal que se tenham tornado uma das entradas típicas na região. Temperadas com um toque suave de limão e acompanhadas de um saboroso bolo do caco, as lapas são exactamente do que precisa para abrir o apetite.