Todo o Ano

O cartaz turístico da região.

Carnaval
Festa da Flor
Fim de Ano
Iluminações no Natal
Carnaval

Carnaval na Madeira

O Carnaval é uma das festas mais antigas da Madeira. Viajou com os primeiros colonos, no século XV, inspirado pela tradição burlesca europeia. Nessa altura correspondia aos três dias de excessos antes da Quaresma, tempo de preparação dos católicos para a Páscoa. A partir do século XVII passou a ter festas na rua e bailes nos salões. Desde 1979 o Carnaval da Madeira importou o samba e o estilo de cortejo alegórico do Brasil. No sábado, várias trupes e escolas de samba saem à rua. Na Terça-feira, um outro cortejo, mais popular e de teor mais satírico, chamado Trapalhão, é cabeça de cartaz. 

Festa da Flor

A beleza das flores, associado ao clima temperado sempre ajudaram a levar a fama da Madeira ao Mundo. Mas a ideia de consagrar uma festa às flores é um fenómeno mais recente, que encontra origem em 1954, quando o Ateneu Comercial do Funchal acolheu a Festa da Rosa. Este concurso de flores tornou-se anual e passou a chamar-se Festa da Flor. Hoje a Festa da Flor, para além de um mural floral, onde crianças das escolas da ilha depositam uma flor em nome da Paz e da Esperança, e da exposição na Avenida Arriaga de um tapete floral, o grande destaque vai para o grande desfile, com centenas de participantes, pelas principais artérias da capital madeirense.

Festival do Atlântico

Ao longo do mês de Junho, a Madeira é palco do habitual Festival do Atlântico, composto po um conjunto de espectáculos de música associada a fogo-de-artifício. Os espectáculos acontecem nas noites de sábado, durante todo o mês. Cada espectáculo, com a duração aproximada de 15 minutos, está subordinado a um tema. O fogo-de-artifício pode ser visto a partir de vários pontos da baía, mas a envolvência é maior quando vista junto ao mar. na zona do Cais da Cidade. 

Funchal Jazz

Durante a primeira semana de Julho, o Funchal Jazz vem animando, desde o ano 2000, a baixa funchalense com artistas de renome internacional. O Parque de Santa Catarina serve como pano de fundo para três dias em que o Funchal se enche de requinte e de boa música. O festival estende-se a outros pontos da cidade com jam sessions e demais actividades um pouco por toda da capital da região.

Festa do Vinho

O vinho tem uma longa tradição na Madeira desde praticamente a descoberta da ilha, no século XV. Normalmente no final de Agosto, e na primeira semana de Setembro, decorre a Festa do Vinho. As festividades incluem grande animação na baixa do Funchal com mostra e prova de vinhos, grande decorações e a representação dos antigos hábitos de produção dos madeirenses. A Quinta da Pinheira, no Estreito de Câmara de Lobos, serve de palco à vindima e na demosntração da produção vinícola. 

Festival do Colombo 

Durante três dias no mês de Setembro, celebra-se no Porto Santo a presença de Cristovão Colombo na ilha. Existem relatos de que o descobridor da América viveu durantes alguns anos na ilha dourada. A chegada da nau Santa Maria e o desembarque do capitão são o ponto de partida para os três dias de festival que, para além de várias peças de teatro, incluí ainda um mercado quinhentista, artes circenses, danças europeias e orientais, música variada e várias opções na gastronomia. O Festival do Colombo é um dos maiores cartazes turísticos da ilha e é responsável por um número substancial de visitantes. 

As iluminações de Natal 

As iluminação de Natal no Funchal já fazem parte do cartaz turístico da ilha. Com referências à época natalícia mas também à região em sim, a tradição das luzes de natal já conta com várias décadas no currículo. As iluminações começaram por ser uma aposta dos comerciantes do Funchal para dinamizar as vendas no Natal. Hoje, com essa aposta ganha, a cidade enche-se de cor e luz um pouco por todo o lado apelando não só ao comércio próprio da época natalícia mas como também a longos passeios pelas artérias da cidade. As luzes começam a iluminar a cidade a partir do dia 1 de Dezembro. 

O Fim do Ano

O espectáculo de fogo de artifício é considerado um dos mais espectaculares do mundo. Com o baía cheia de navios cruzeiros para apreciar o espectáculo, após o término do ano e a chegada do ano novo, o fogo-de-artifício espalha-se pelo anfiteatro natural que é o Funchal e ilunina toda a cidade. Pela sua grandiosidade e beleza, o fogo-de-artifício da Madeira figura no Livro de Recordes do Guinness como um dos melhores do mundo.