Destino: Saúde e bem-estar

Sérgio Franco, administrador executivo da Maló Clinic falou com a Essential sobre o papel do grupo Maló Group no crescimento do Turismo de Saúde em Portugal.

MALO-CLINIC-Funchal
MALO-CLINIC-TERMAS-LUSO
MALO-CLINIC-Funchal
MALO-CLINIC-TERMAS-LUSO

 É um dos mais importantes players portugueses no sector do Turismo de Saúde, disponibilizando os mais variados tratamentos na área de saúde e bem estar, com destaque para a Medicina Dentária, o Malo Group tem vindo a atrair, de ano para ano, cada vez mais visitantes estrangeiros a Portugal. Às especificidades de cada destino, o grupo acrescenta a diversidade de programas à disposição dos seus pacientes. Desde a reabilitação oral, área em que o grupo é reco nhecido a nível mundial, passando Termalismo , aging e relaxamento, a variedade é grande e bastante aliciante.

“A procura de serviços de saúde (médicos e bem-estar) fora do local de residência, particularmente para outro país, decorre de diferentes tipos de motivação: maior competitividade do país de destino, acesso a serviços não disponíveis em tempo conveniente, ou mesmo inexistentes, acesso a serviços de melhor qualidade, motivações relacionadas com a privacidade, com condicionamentos legais ou culturais no país de origem e também, cada vez mais, pela conjugação de uma destas motivações com a componente de lazer”, explica Sérgio Franco, administrador executivo da MALO CLINIC e administrador da MALO CLINIC TERMAS LUSO.

Para os diferentes propósitos, o grupo apresenta assim uma panóplia de destinos que vão ao encontro das necessidades dos seus visitantes, nacionais ou internacionais. “Sendo o Turismo de Saúde um ‘produto compósito’, no qual se conjugam diferentes tipos de motivação (relacionados com a componente de saúde e com a componente de lazer), as diferentes regiões do país podem constituir um factor adicional de dife renciação, pelas suas matizes culturais, gastro nómicas, o seu património histórico e a componente ‘sol e praia’, entre outros factores (...) Com excepção da clínica de Coimbra, todas as restantes unidades (Porto, Lisboa, Portimão e Funchal) estão situadas junto a uma unidade hoteleira de referência (Hotel Porto Palácio, Hotel Marriott, Hotel Pestana Alvor Praia e Hotel Meliã Madeira Mare), com a qual tem desenvolvido um protocolo que permite apresentar uma oferta integrada de serviços. A clínica do Funchal, inse rida nas instalações do hotel, foi desde logo projectada como Medical SPA, para apresentar uma oferta integrada de serviços, com as valências de hotelaria, Medicina Dentária (MALO CLINIC), Estética e SPA (MALO CLINIC SPA).”

Embora o grupo concilie na sua oferta uma grande variedade de serviços, é a reabilitação oral, e mais especificamente a técnica Allon-4®, que tem contribuído mais notoriamente para o desen volvimento do Turismo de Saúde em Portugal. “É interessante referir que a procura de soluções para tratamentos de Medicina Dentária, fora do país de origem, aparece como a principalmotivação no Turismo Médico, de acordo com o Medical Tourisms Report – UK 2009, elaborado pela International Medical Travel Association (...) A MALO CLINIC, pioneira no desenvolvimento de técnicas cirúrgicas aplicadas à reabilitação de desdentados totais (All-on-4® | MALO CLINIC Protocol), tem fomentado o Turismo Médico pelo seu nível de diferenciação e de excelência na prestação de serviços médicos, colocando Portugal numa posição de topo a nível mundial, nesta competência específica.”

Sérgio Franco refere ainda que a clínica de Lisboa continua a ser o destino com maior afluência no âmbito do Turismo de Saúde. “Todas as unidades da MALO CLINIC em Portugal rece bem pacientes estrangeiros, no entanto a clínica de Lisboa, referência mundial no sector da reabilitação oral, é a unidade que se destaca e que gera maior tráfego de Turismo Médico. Com o plano de expansão iniciado em 2009, com a abertura da clínica do Porto e posteriormente Coimbra em 2010, Portimão em 2011 e Funchal em 2013, foi naturalmente repartindo os pacientes nacio nais e internacionais.”

É também no Termalismo que o grupo tem dado cartas, somando um acréscimo visível de visitantes internacionais. “A unidade MALO CLINIC TERMAS LUSO, explorada conjuntamente com a Sociedade Água de Luso, tem conseguido captar um número crescente de utentes estrangeiros, na valência de Termalismo de Bem-estar (SPA Termal), tendo em 2013 ultrapassado os 450 clientes, oriundos de 36 países.”

A forma como os visitantes são recebidos em cada clínica é outra das mais-valias que não passa despercebida. “O paciente é sempre acompanhado pelos serviços de customer care, assistente dentária, ou pelo médico, dependendo da fase do processo (...) Diferentes médicos acompanham o paciente, consoante a especificidade do serviço (...) Procuramos que o paciente se sinta totalmente apoiado disponibilizando serviços de transfer, tradução, hotel e alguns serviços mais específicos quando requeridos. Os protocolos estabelecidos com os hotéis e a localização, side by side, constituem uma vantagem e uma grande comodidade para o paciente.”

Para o futuro, o Malo Group continuará a defender o desenvolvimento deste tipo de turismo. “O Turismo de Saúde, particularmente na sua componente médica, é uma área importante na qual o grupo já tem uma posição relevante ao nível do país.

Contudo, essa posição é ínfima se considerarmos o potencial de mercado numa perspectiva global, razão pela qual continuará a merecer toda a nossa atenção. A especificidade do nosso ‘produto’ para a reabilitação de desdentados totais, para o qual temos vindo a desenvolver competências ao longo dos anos, representa uma importante vantagem competitiva que pretendemos divulgar num mercado globalizado cada vez mais apetecível”, remata Sérgio Franco.