Tesouro da humanidade

Herdeira de uma floresta com milhões de anos, a Laurissilva é uma das imagens de marca das Madeira.

“A mais importante floresta Laurissilva da Macaronésia!”. A afirmação pertence a Miguel Sequeira, professor de botânica na Universidade da Madeira e ilustra bem o tesouro natural que é este património mundial natural da UNESCO.

É herdeira de uma floresta com 6 milhões de anos. As espécies povoaram a ilha ao longo dos séculos e muitas são “parentes próximos de espécies fósseis que dominaram, pelo menos em parte, as florestas europeias”, explica o investigador.

Sobreviveu à pressão humana. Tornou-se numa das principais atrações turísticas da ilha. Há séculos que é estudada por naturalistas e botânicos. Desempenha um papel importante na captação de água e na retenção dos solos, fatores importantes no equilíbrio ambiental da ilha.

Miguel Sequeira explica que a Laurissilva “não é o único tipo de floresta que existe na Madeira”. Mas sobretudo na costa norte da ilha ela está bem presente, atravessada por canais de irrigação, as levadas, e por trilhos que permitem observar as belezas naturais de forma única, sem carros ou outros sinais de civilização.

O pedestrianismo é a principal atividade da Laurissilva e multiplica-se o número de percursos recomendados. Eduardo Madeira, guia turístico recomenda um passeio ao Caldeirão Verde ou ao Rabaçal e às 25 fontes.

Árvores como o Til, o Loureiro, o Folhado, o Barbusano, ou o Vinhático chamam a atenção, entre muitas outras plantas de mais pequeno porte, que nos parecem levar numa viagem pelo tempo, com aquilo a que Migue Sequeira chama considera “uma biodiversidade incomum”.