Ponta do Pargo: Do alto do rochedo

O farol da Ponta do Pargo é um ícone da paisagem da Madeira, que celebra 95 anos.

O farol da Ponta do Pargo, no extremo ocidental da ilha da Madeira, adquiriu, ao longo da sua história, um estatuto de ex-libris da pequena freguesia do concelho da Calheta, sendo uma referência para quem está no mar e um ponto de visita obrigatório para quem passa pela Ponta do Pargo.

Este ano celebra o seu 95.º aniversário. No dia 5 de junho de 1922, no alto do rochedo da Ponta Vigia, nasceu uma torre que hoje se ergue até aos 14 metros de altura. O tamanho do farol não impressiona quando comparado com o do mais alto de Portugal: o farol da Barra, em Aveiro, conta com 66 metros de altura.

No entanto, se tivermos em conta sua a relação ao nível do mar, o da Ponta do Pargo conquista o mais alto lugar do pódio, pois situa-se a 312 metros de altitude.

Em constante diálogo com o mar e com um alcance de 26 milhas, o farol impressiona pela sua imponência e contraste com o ambiente que o rodeia. É um dos locais mais visitados daquela zona da ilha.

Em 2001 foi criado no farol um pequeno núcleo museológico pelo qual passaram, segundo a Capitania do Porto do Funchal, quase 11 mil pessoas em 2015. Conhecer os faróis em atividade na Região, tal como os que já existiram, são alguns dos motivos de atração deste local.