Outono Dourado

Passa a euforia do verão o Porto Santo regressa a uma relativa calma. O outono na ilha é cheio de oportunidades e até a praia se torna uma experiência diferente.

 


 

 

Segundo referências históricas, foi em 1418 que a ilha do Porto Santo foi descoberta, após uma tempestade no mar que fez com que uma embarcação desviasse a sua rota, que seguia pela costa africana. João Gonçalves Zarco, o comandante da expedição e a sua tripulação, foram salvos por terem encontrado a ilha, daí a escolha do novo que se manteve até hoje: Porto Santo.

Hoje a história tende e considera que havia intenção de ali chegar e que a descoberta da ilha não teria sido um acaso. Mas o facto é que os portugueses povoaram o Porto Santo, que se tornou a primeira terra dos descobrimentos portugueses.

A evocação destes 600 anos de história está a decorrer ao longo deste ano. As comemorações, que incluem a Madeira, descoberta em 1419, vão prolongar-se até 2020. A 1 de novembro, a data da chegada dos portugueses, será assinalada numa cerimónia com a presença do Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa. Mas o programa promete ainda muitas outras atividades de cultura e de lazer.

São um atrativo extra para um já de si atraente Porto Santo no outono. Terminado o bulício do verão, em que a ilha quadruplica a sua população, esta época surge como alternativa. A temperatura. A água é das mais quentes e límpidas da Europa. E a praia, além de deslumbrar pela beleza, continua a oferecer a possibilidade de banhos de sol e de mar, atividade física, ou um simples passeio a pé.

Reconhecida como uma das 7 maravilhas naturais de Portugal, esta praia, com uma extensão de 9 quilómetros de areia amarela, é conhecida pelas propriedades terapêuticas das areias, um facto que está cientificamente comprovado. Esta terapia está indicada para pessoas com problemas reumáticos ou ortopédicos. É constituída por microfósseis, e fragmentos de algas calcárias, conchas de moluscos e outros fosseis marinhos.

Na paisagem da costa sul do Porto Santo, os dois ilhéus não passam despercebidos. São uma espécie de sentinelas, a menos de 1 quilómetro de distância. O Ilhéu de Cima e o Ilhéu da Cal são pontos de paragem nos passeios de barco.

Nélio Mendonça, proprietário da Mar Dourado, que oferece este serviço, explica que “os clientes são transportados de barco até o cais de acesso e iniciam uma subida até o cimo do ilhéu”.

O passeio inclui uma paragem junto ao farol, onde é apresentada uma variedade de produtos regionais. Na descida os visitantes têm a possibilidade de fazer snorkeling, uma atividade que Nélio Mendonça garante que “deslumbra qualquer um, pois é possível a observação de vários peixes visto ser uma reserva natural”.

Outra atividade possível no outono e não só, é um passeio a cavalo. Paulo Ornelas, o responsável, garante que os passeios são para qualquer pessoa, mesmo sem experiência prévia a montar. Assegura que os passeios são todos diferentes. Nos percursos pela montanha visita a zona dos Morenos, o Zimbralinho, o Miradouro das Flores e o pico da Ana Ferreira.

Outra boa opção para o outono é a simples contemplação e conhecimento da paisagem da ilha. Sofia Santos é uma verdadeira embaixadora do Porto Santo, como guia ao serviço da Lazermar. A empresa organiza excursões de minibus, circuitos de jipe 4x4 e passeios a pé.

Sofia Santos explica que durante os passeios é divulgada muita informação através dos guias que acompanham a viagem, “desde a própria história dos locais por onde passam, como sobre a geologia da ilha, como se formaram as montanhas, de onde apareceu a areia”.

Os passeios levam à Quinta das Palmeiras, em que a vista de longe parece um oásis. É um pequeno parque botânico e zoológico onde convivem diversas espécies de animais e plantas exóticas.

Outro ponto de paragem é a Casa da Serra. É como fazer uma viagem no tempo. Para além da história do local, contada pelos guias, é possível observar as tradições. Há utensílios usados para a apanha do trigo, um poço, e animais típicos de quinta.

À entrada é oferecido um vinho do Porto Santo, e doces típicos da ilha. O interior da casa funciona como museu, com objetos antigos, explicações sobre a geologia e a cultura. Mostra como se vivia no século XVIII. A pedra para moer o trigo está exposta, ferros de engomar antigos, a cozinha com o forno a lenha, a pedra para cozer bolo- do-caco; um quarto com todo o mobiliário original da época.

A pé também se chega longe no Porto Santo. Há vários trilhos recomendados, todos sinalizados, que proporcionam uma diferente perspetiva sobre a ilha. A tranquilidade impera nestes passeios, as paisagens, que misturam as montanhas e a praia, valem a pena.

Um dos mais conhecidos é a Vereda do Pico Branco terra Chã, numa distância de apenas 2,7 km. É um dos locais mais bonitos da ilha. Um verdadeiro santuário da vida natural.

O Pico Ana Ferreira é outro local de referência, por causa do conjunto de disjunções prismáticas, que formam um conjunto de colunas esculpidas na rocha vulcânica. Pode ser visitado a pé ou de carro.

O Ana Ferreira é vizinho de outro local que merece visita, o Porto Santo Golf. Tem sido considerado um dos melhores campos da Europa e combina a prática do desporto com vistas deslumbrantes para as vertentes sul e norte da ilha. Foi desenhado pelo famoso jogador Severiano Ballesteros resultou numa bem conseguida fusão com a paisagem.

O campo é um PAR 72, com um percurso de 18 buracos numa extensão de 6,434 metros. O percurso para sul é considerado tradicionalmente americano, com lagos e a exigir um longo e preciso jogo. O percurso norte desenvolve no topo das falésias. O campo oferece ainda um percurso de 9 buracos PAR 3 ‘pitch-and-putt’ e um driving range.

A Clubhouse, além de servir a função de apoio à prática do golfe, é um verdadeiro espaço de lazer, de onde é possível admirar belas vistas, ou apreciar uma refeição no restaurante. Para muitos é considerado um dos campos mais bonitos de Portugal.

Opções não faltam para o outono no Porto Santo, isto sem falar dos fins-de-tarde românticos, com uma luz dourada que ajuda que a dar o nome a esta ilha… ilha dourada.