Construído para ganhar: Porsche 911 Carrera 4 GTS

A Porsche é a marca rainha das 24 horas de Le Mans e o espírito vencedor dos 919 Hybrid sente-se ao volante do novo 911 Carrera 4 GTS.

O dia 14 de junho de 2015 ficará para a história como a data em que – exatamente 45 anos após a primeira – a Porsche alcançou a sua 17ª vitória na maior corrida automóvel do mundo, as 24 Horas de Le Mans.

A marca cimentou ainda mais um recorde que lhe pertence desde 1985, altura em que o 10º triunfo significou ultrapassar os nove da Ferrari.

Com Nico Hülkenberg, Nick Tandy e Earl Bamber ao volante, o Porsche 919 Hybrid com o número 19 escreveu mais uma página gloriosa na história do construtor de Estugarda, acabando com um período sem títulos que vinha desde 1998, ano em que um Porsche tinha cruzado a meta no primeiro lugar pela última vez.

Para aqueles que não possam competir em Le Mans, o melhor é olhar para o mais desportivo 911 à venda na atualidade, o Carrera GTS. As letras GTS são sagradas no seio da Porsche e estão reservadas para os modelos mais focados na condução que não ostentam as siglas GT2, GT3 ou GT4.

A Essential Madeira ensaiou, porventura, o mais entusiasmante GTS do catálogo atual: um 911 Carrera 4 GTS PDK.

O motor boxer 3.8 de seis cilindros debita 430 cavalos às 7500 rpm e tem afinações específicas de suspensão e direção.

O interior forrado a alcântara e os bancos desportivos Plus são outros elementos distintivos desta versão, com umas belíssimas jantes em preto mate de 20 polegadas a rematar um look agressivo, que espelha a personalidade do carro.

O resultado é um automóvel apaixonante e que imersa o condutor numa experiência de condução típica de um 911, mas com uns pozinhos extra de magia. A marca diz que o 911 Carrera GTS deve ser encarado como a ponte entre o 911  Carrera S e o 911 GT3 e ao volante é isso mesmo que se sente. A sonoridade mecânica do motor é tão viciante quanto inebriante e, com um equilíbrio perfeito de chassis, o 4 GTS possibilita ritmos alucinantes.

O sistema Launch Control permite atingir os 100km/h em apenas 4 segundos e, se mantiver o pé direito a fundo e a estrada assim o deixar, o Porsche chega aos 302 km/h.

Com todos os GT3 produzidos rapidamente vendidos, o mesmo acontecendo com os GT3 RS, o GTS é o 911 mais extremo que se pode comprar e a forma ideal de canalizar o espírito vencedor único de uma marca que continua a quebrar barreiras em termos tecnológicos e a inovar como nenhuma outra no mundo, pulverizando todos os recordes pelo caminho.