Festa do Vinho no Aeroporto da Madeira

Grupo ANA organiza várias atividades alusivas ao Vinho Madeira e à sua história.

O Aeroporto da Madeira, associado às Festas do Vinho Madeira, oferece aos passeiros e público em geral momentos de celebração vinícola, através de várias atividades alusivas à comemoração.

O Piso 0 do aeroporto madeirense acolhe, no seu hall público de chegadas, a exposição fotográfica intitulada “Vinha, Mosto e Vinho”, da autoria de Miguel Moniz.

São 22 imagens que elucidam para as fases de produção do Vinho Madeira. Segundo o autor Miguel Moniz “a vitivinicultura madeirense está intimamente ligada à própria história da ilha (…) ilustra a coexistência de uma cultura fortemente vincada em antigos costumes com o mutante paradigma tecnológico”. É este o paradoxo atual que o artista revela com as suas imagens.

Outra exposição aberta ao público é “Vinho Madeira – os seus artefactos”, que se traduz na mostra de artefactos relacionados com a atividade vitivinícola da região. A exposição nasce da herança do Museu Etnográfico da Madeira, da Secretaria Regional da Economia, Turismo e Cultura e da empresa Madeira Wine Company, que se unem na tentativa de levar aos visitantes do aeroporto um pouco da história madeirense.

Nos dias 29 de agosto e 1 de setembro os passageiros presentes serão surpreendidos com provas de Vinho Madeira, em colaboração com o IVBAM, carregando não só a histórias mas também o sabor, de um dos maiores legados da região.

Uma iniciativa capaz de surpreender os turistas que visitam a ilha, levando-os a caminhar um pouco sobre a sua história e tradições gastronómicas.