Estreias no Dia Mundial da Música

Variações Enigma e Vanessa Benelli pela primeira vez no Baltazar Dias.

É no dia Mundial da Música, a 1 de outubro, pelas 18:00 no Teatro Municipal Baltazar Dias que será apresentada em estreia na Madeira a obra variações Enigma composta no virar do século XIX pelo inglês Edward Elgar. É também a primeira vez que a orquestra Clássica da Madeira interpreta esta obra, sendo dirigida pelo maestro convidado, Maxime Tortelier, que regressa à Madeira.

Maxime Tortelier considerado um talento emergente no panorama internacional estreou-se em 2009 com a Sofia Festival Orchestra na Accademia Chigiana em Siena, Itátia. Além de participar em vários cursos e masterclassses, dirigiu a Royal Scottish National, a Tasmanian Symphony e a BBC Concert Orchestras, onde trabalhou com David Zinman e Martyn Brabbins, entre outros.

No mesmo espetáculo, a solista Vanessa Benelli também fará a sua estreia com o concerto n.º 1 Op.11 para piano e orquestra de Chopin.

Vanessa Benelli que iniciou os seus estudos de piano aos três anos é uma estrela em ascensão no panorama musical internacional. Estreou-se em Nova Iorque aos onze anos com o pianista Pascal Rogé, que a descreve como "o talento musical mais natural que encontrei em toda a minha vida". Em 2016 foi nomeada Artista Steinway.

De acordo com o Diretor Artístico da Orquestra Clássica da Madeira, Norberto Gomes, o que se pretende é que “através das grandes obras de referência da composição musical, podermos presentear o nosso público com solistas e maestros de indiscutível mérito reconhecido.”

Os bilhetes estão disponíveis na bilheteira do Teatro Municipal Baltazar Dias e custam entre 5 euros e 20 euros.