Madeira atinge número recorde de estrelas Michelin

William, do Belmond Reid’s Palace, ganha a primeira estrela. Il Gallo D’Oro, do The Cliff Bay, conquista a segunda.

O dia 23 de novembro irá ser lembrado como um dia memorável na história da gastronomia da Madeira. Pela primeira vez a região tem dois restaurantes no Guia Michelin e um número recorde de estrelas: três.

Em 2015, o Belmond Reid’s Palace iniciava um processo ambicioso de remodelação do antigo Les Faunes, numa aposta liderada por Luís Pestana, Chef executivo do hotel, e supervisionada pelo Chef Joachim Koerper. Nasce o William. Em 2016, o restaurante de um dos mais emblemáticos hotéis da Madeira conquista a sua primeira estrela Michelin.

No hotel vizinho, o The Cliff Bay, também é dia de festa. O Il Gallo D’Oro, que vinha vendo renovada, desde 2009, a sua estrela acaba por arrecadar a sua segunda.

Ao receber a distinção, Benoît Sinthon acabou por agradecer à famílias e aos presentes e manifestou a sua “alegria” enaltecendo “todos os que estão” no projeto. A dedicatória desta distinção vai para a Madeira, “uma região linda que está a crescer imenso”.

A cerimónia de divulgação da edição de 2016 do Guia Michelin realizou-se no restaurante ‘triestaldo’ El Celler de Can Roca. A plateia com cerca de 400 convidados, ficou a saber que Portugal arrecadou 26 estrelas, divididas por 21 restaurantes. São mais nove estrelas quando comparado com o ano passado – 17 estrelas e 14 restaurantes.

Para além dos restaurantes madeirenses, as novidades deste ano, com uma estrela, vão para inclusão do Alma (Lisboa, chef Henrique Sá Pessoa), do Loco (Lisboa, chef Alexandre Silva), do LAB by Sergi Arola (Sintra, chefs Sergi Arola e Milton Anes), do Antiqvvm (Porto, chef Vítor Matos), da Casa de Chá da Boa Nova (Leça da Palmeira, chef Rui Paula) e da reconquista da estrela Michelin por parte do chef Miguel Laffan, do L’AND, em Montemor-o-Novo. Destaque ainda para o The Yeatman, em Vila Nova de Gaia, do chef Ricardo Silva, que conquista a sua segunda estrela.

Feitas de forma secreta por inspetores que não se identificam, as avaliações dos restaurantes fazem-se segundo seis critérios relacionados com a comida: Qualidade dos produtos; qualidade da preparação dos alimentos; sabor; criatividade; a relação qualidade/preço; e regularidade na oferta do restaurante.

Consulte aqui a lista dos restaurantes galardoados:

2 estrelas

- Il Gallo d’Oro (Funchal, chef Benoît Sinthon)
- Belcanto (Lisboa, chef José Avillez)
- Ocean (Alporchinhos, chef Hans Neuner)
- The Yeatman (Vila Nova de Gaia, chef Ricardo Silva)
- Vila Joya (Albufeira, chef Dieter Koschina)

1 estrela

- William (Funchal, chefs Luís Pestana e Joachim Koerper)
- Alma (Lisboa, chef Henrique Sá Pessoa)
- Antiqvvm (Porto, chef Vítor Matos)
- Bon Bon (Carvoeiro, chef Rui Silvestre)
Casa de Chá da Boa Nova (Leça da Palmeira, chef Rui Paula)
Eleven (Lisboa, chef Joachim Koerper)
Feitoria (Lisboa, chef João Rodrigues)
Fortaleza do Guincho (Cascais, chef Miguel Rocha Vieira)
Henrique Leis (Almancil, chef Henrique Leis)
LAB by Sergi Arola (Sintra, chefs Sergi Arola e Milton Anes)
L’AND (Montemor-o-Novo, chef Miguel Laffan)
Largo do Paço (Amarante, chef André Silva)
Loco (Lisboa, chef Alexandre Silva)
Pedro Lemos (Porto, chef Pedro Lemos)
São Gabriel (Almancil, chef Leonel Pereira)
Willie’s (Vilamoura, chef Willie Wurger)