Paixão pelos navios

A Essential desafiou Jorge Ferreira, um apaixonado pelos navios de cruzeiro, a explicar a sua paixão.

 

06 - Miguel Nobrega - fazer crop para aproximar navios
AIDAsol AIDAbella Thomson Majesty Boudicca Azura
AIDAsol Azura Thomson Majesty Queen Vitoria
Azura Thomson Majesty Boudicca Lobo Marinho

 

A longa tradição e história do Porto do Funchal tornam natural a relação dos madeirenses com o mar e com os navios. A escala dos navios de cruzeiro é assunto de conversa e são muitos os entusiastas. Parte deles faz parte do Clube de Entusiastas de Navios. Outros cultivam a paixão de forma mais anónima e outros ainda intervêm na web.

É o caso de Jorge Ferreira, que em puco mais de 3 anos viu o seu blogue cruzeirosjorge.blogspot.com ser visitado por mais de 1 milhão de pessoas. Este jovem estudante de engenharia tem seguidores em todo o Mundo e o blogue, além de abordar a realidade do Funchal, aborda o Mundo dos cruzeiros de um modo geral.

No testemunho dado à Essential, fala «do bom ambiente na cidade», criado pelas escalas dos navios: «O Funchal enche-se de curiosos, o cais da cidade ganha mais movimento, há pessoas a fotografar e a comentar os navios».

As escalas representam um aumento significativo do movimento na cidade. Nos próximos meses de Novembro, Dezembro, Março e Abril haverá pelo menos um navio por dia em escala. Mas a temporada decorre entre Setembro e Maio.

Para o comércio da baixa da cidade o movimento de passageiros é vital. Sempre foi assim e continua a ser nos dias de hoje. Jorge Ferreira assinala que «as lojas dos bordados típicos da ilha, o Mercado dos Lavradores, as esplanadas da zona velha ficam mais preenchidas de turistas vindos de todo o Mundo. Em dias de grande movimento de passageiros oriundos dos navios, é possível ouvir-se uma mistura de várias línguas em som de fundo. Comentários sobre a beleza da ilha e os locais visitados, experiências vividas em passagens anteriores pelo Funchal são o que mais destaca entre as conversas.» Para muita gente, grande parte do cosmopolitismo do Funchal vem deste movimento.

Quanto à temporada que se inicia em Setembro, este bloguer esclarece que haverá estreias de navios: «A temporada terá estreias de navios no porto, navios clássicos e outros mais recentes. Estarão no Funchal as maiores e melhores companhias de navios de cruzeiro do Mundo.»

Algumas dessas escalas são de navios e companhias com presença regular neste porto: «Companhias como a AIDAcruises, Thomson Holidays, Norwegian Cruise Lines e MSC Cruises, são algumas das que realizaram cruzeiros semanais no porto do Funchal», explica Jorge Ferreira.

«A AIDAcruises regressará com dois navios a realizar cruzeiros semanais pelas ilhas Canárias com escala na Madeira, a Thomson Holidays com o navio Thomson Spirit e Thomson Celebration alternadamente, a MSC Cruises com o gigante navio MSC Fantasia e a Norwegian Cruise Lines com o Norwegian Spirit» compõem as escalas regulares.

Nas escalas menos frequentes há alguns navios que são especiais para a população local, «como o maior ocean liner alguma vez construído o Queen Mary 2, da Cunard.
Este navio recorda os antigos transatlânticos que escalavam no Funchal», confessa Jorge Ferreira.

Sempre que chega um navio deste tipo o movimento de curiosos é ainda maior. Para muitos embarcar é um sonho. Para outros que passaram pela experiência, os dias vividos a bordo são motivo de curiosidade.

Para este apaixonado pelos navios «a magia que o porto transmite quando está repleto de navios é única, principalmente no dia 31 de Dezembro, o dia em que escalam o porto mais navios de uma só vez ».

Neste dia o porto é um lugar especial e «o cais torna-se um dos locais mais concorridos da cidade». Nesse dia não é difícil compreender a ligação dos madeirenses ao Porto do Funchal.