A visita dos ilustres

Mais de 100 fotos foram reunidas num livro que documenta a passagem pela Madeira de personalidades que ficaram na História.

Ao longo da sua história a Madeira sempre foi ponto de passagem de figuras que, de uma forma ou de outra, acabariam por conquistar um lugar na História. Foram aventureiros, exploradores, políticos, monarcas, artistas ou cientistas, que aqui passaram nalgum período das suas vidas e que nesta ilha deixaram registo da sua presença.

O período áureo dessas visitas ilustres ocorreu entre meados do século XIX e meados do século XX, uma altura que as viagens de exploração e de lazer se foram tornando cada vez mais populares e em que a Madeira, então último porto antes da longa travessa do Atlântico, ficava também conhecida pela bonomia do clima, considerado ideal ara a saúde.

A passagem destas personalidades foi registada por fotógrafos de diferentes épocas. Alguns dos famosos chegavam mesmo a deslocar-se aos estúdios fotográficos, para cumprir a tradição de uma foto que registasse a passagem pela ilha.

Foi para valorizar estas colecções que a Ordem dos Economistas na Madeira e o Photographia – Museu «Vicentes» editaram o livro ‘Ilustres visitantes na Madeira’, que reúne informação sobre estas personalidades e regista o momento da sua passagem pela ilha, fornecendo um contexto histórico. A obra com duzentas páginas, editada em português e inglês, junta mais de uma centena de fotos, organizadas de forma cronológica, a partir de 1852 e até 1950.

Ao folhear as páginas desta obra é difícil encontrar uma casa real europeia que não tivesse tido pelo menos um dos seus membros de passagem pela Madeira, além da visita de presidentes da República Portuguesa, estadistas de outros países, ou figuras da sociedade das diferentes épocas, atraídos, na sua maioria, pela fama crescente da ilha como destino turístico.

Além das visitas documentadas em fotografias, o livro publica também uma lista de outras personalidades que, desde a descoberta da Madeira, no século XV, por aqui passaram, em diferentes momentos da história. A organização dos textos e fotos pertence à equipa do Photographia – Museu «Vicentes», instituição que reúne um valioso espólio com milhares de fotos e negativos de várias colecções, que remontam aos primórdios da fotografia na Madeira, no século XIX, e que permitem seguir a evolução histórica e da paisagem da ilha.

Da longa lista de ilustres, a Imperatriz Sissi, da Áustria, ou o estadista britânico Winston Churchill, estão entre os mais falados. Mas a lista também inclui personalidades portuguesas, como D. Carlos I, o penúltimo rei de Portugal e o único monarca português a ter visitado a Madeira, em 1901.

O primeiro automóvel a cruzar as ruas empedradas da ilha, em 1904 está documentado numa das fotos publicadas, com o seu proprietário, de Bernard Harvey Foster, ao volante.

Igualmente a passagem, em 1921, dos exploradores portugueses Gago Coutinho e Sacadura Cabral, que fizeram a primeira travessia aérea entre Portugal e o Brasil, está registada; assim como o exílio na Madeira, do Imperador Carlos I da Áustria, em 1921/22; ou ainda a visita do Príncipe Eduardo de Gales, em Janeiro de 1930; ou o Príncipe Jorge, Duque de Kent, em 1934.

Os registos destas visitas, associados à época e ao contexto em que por aqui passaram, ajudam a conhecer melhor a Madeira de outros tempos e compreender um pouco do espírito cosmopolita daquela época. Também permitem valorizar o notável esforço do Photographia – Museu «Vicentes» na preservação no tempo e recuperação dos negativos e das fotografias.