Festa do Vinho

A festa do vinho volta a reconhecer o desempenho da população madeirense por altura das vindimas.

A festa do vinho da Madeira realiza-se entre os dias 28 de agosto e 11 de setembro, na altura das vindimas, e pretende, desde os anos 70, reconstruir as tradições da população madeirense associadas à produção e ao consumo de vinho.

As festividades começam na baixa do Funchal, onde há várias amostras e provas de vinhos. Existem também diversas exposições de quadros vivos e figurantes, que refazem as lides do vinho da Madeira e recriam o uso e os costumes regionais por parte dos artesãos madeirenses. Decorações das alfaias vitícolas como os lagares, as pipas, os barris e os cestos de vindima, são outros dos atrativos.

O evento também inclui a XII Semana Europeia Folclore com o objetivo de promover o convívio intercultural e dar a conhecer as realidades etnográficas.
No dia 4 de setembro há um cortejo histórico do vinho nas avenidas marginais do Funchal pelas 16:00 horas.

O encerramento da festa acontece numa quinta madeirense, na freguesia do Estreito de Câmara de Lobos, palco das vindimas ao vivo. Esta conta com várias atividades como a apanha e a pisa da uva por madeirenses como por visitantes, num lagar tradicional, envolvido num ambiente de festa, onde não falta a animação musical e a gastronomia regional.

http://www.visitmadeira.pt/