Museu do Açúcar: um doce na cidade!

O museu dedicado ao açúcar volta abrir as portas após 6 anos encerrado.

site
site1
site
site1

A Praça Colombo ficou mais doce. Isto porque o museu “A Cidade do Açúcar” voltou a abrir as suas portas ao público. O local é o mesmo, mas o espaço foi remodelado, depois das inundações ocorridas durante a aluvião que afetou o Funchal a 20 de fevereiro de 2010.

Passados seis anos e com a maior parte das peças já recuperadas, as grandes novidades desta reabertura são as coleções do Colégio dos Jesuítas e as escavações da Capela do Solar de D. Mécia. O museu possui um vasto número de peças expostas, como o poço onde foram encontrados a maior parte dos fragmentos das escavações, dos quais se destacam as primeiras estruturas açucareiras da ilha com as formas utilizadas na confeção do pão de açúcar.

A primeira inauguração deste museu teve lugar em 1996. O objetivo era dar a conhecer toda a história da indústria açucareira na Madeira, entre os séculos XV e XIX.

O museu foi outrora moradia do flamengo João Esmeraldo, um mercador que veio para a Madeira no século XV para poder negociar o açúcar para a Europa.

Os achados arqueológicos que compõem o espólio do museu foram encontrados durante obras de recuperação dos edifícios daquela zona e da abertura da Praça de Colombo, em 1989.