Uma questão de ótica

Um telescópio com dois séculos e máquinas fotográficas de diferentes épocas abrem o apetite para o Madeira Optics Museum.

 

Primeiro foram os binóculos. Depois as máquinas fotográficas, moedas e até canivetes. Uma vida e mais de 100 países depois Rui Aguilar Nunes decidiu que queria partilhar as suas coleções com o Mundo. Nasceu o Madeira Optics Museum.

No número 51 da Rua das Pretas convivem objetos das 25 coleções do fundador. A ideia nasceu no final de 2014, perante a escassez de espaço do armazém onde Rui Aguilar guardava as coleções. Com a ajuda do filho, Sérgio, lançou mãos à obra no edifício que Rui Aguilar considera “espetacular, não só devido a ser uma zona de passagem, como também por estar localizado numa área onde estão outros museus”.

Nas duas salas do museu não faltam binóculos, telescópios, máquinas fotográficas, câmaras de filmar e projetores de filmes, prismas. Nas 41 estantes espalham-se 2.000 objetos relacionados com a ótica. No edifício funciona também uma loja de antiguidades e uma esplanada. No futuro uma parte do edifício será destinada a alojamento local.

Rui Aguilar passa grande parte do tempo no museu e sabe de cor a história das peças, como o telescópio newtoniano do século XVIII, um dos mais antigos na Madeira.

 

  

Este museu é também uma homenagem ao colecionismo e ao esforço que representa reunir objetos comprados em todo o Mundo. Sérgio Aguilar revela que uma coleção de cerca de 300 máquinas fotográficas foi toda transportada em malas de mão em várias viagens. Só assim foi possível garantir que as máquinas chegavam intactas.

Em exposição está apenas uma parte das coleções de Rui Aguilar. Há muitas peças que no futuro darão corpo a exposições temporárias. Para já a exposição permanente pode ser visitada nos dias úteis entre as 10:00 e as 12:30 horas e entre as 13:30 e as 17:30 horas. Aos sábados abre entre as 10:00 e as 13:00 horas. Aos domingos e feriados abre mediante marcação. 

As entradas são gratuitas até aos 10 anos de idade. Entre os 11 e os 17 custam 3 euros e a partir dos 18 anos passam a custar 5 euros.