No tempo dos descobrimentos

O Mercado Quinhentista de Machico recria os primeiros tempos do povoamento da Madeira este ano com o tema “O Desembarque”

Há 600 anos, no dia 2 de julho de 1419, os navegadores portuguese desembarcaram em Machico. Foi o início de um processo que levou ao povoamento destas ilhas, então desabitadas.

“O Desembarque” de João Gonçalves Zarco e de Tristão Vaz, os navegadores, é o tema da edição deste ano do Mercado Quinhentista, que anualmente transforma a cidade de Machico numa autêntica vila de inspiração medieval.

Este ano realiza-se nos dias 7, 8 e 9 de junho. Oferece um conjunto de atividades culturais e musicais. Colaboram cerca de 1.200 participantes devidamente trajados à época quinhentista, e muitos deles participam num desfile de época. O espaço divide-se em diferentes zonas temáticas, como a Rua dos Mercadores, onde são vendidos vários produtos; a Praça das Bodegas – zona de gastronomia, ou zona de jogos, além de um acampamento Mouro, entre outras atrações. A animação ficará a cargo de 50 grupos que envolvem cerca de 600 participantes, e contam contratar cinco grupos de música e teatro.

A animação será protagonizada por cerca de 50 grupos com cerca de 600 participantes, incluindo música e teatro. Esta animação realiza-se simultaneamente no Palco, no Forte de Nossa Senhora do Amparo e na Praça das Bodegas.

O programa inclui ainda o colóquio “Machico na Rota de Novos Mundos e a exposição “A Casa do Tristão” tem lugar no Centro Comercial La Vie, no Funchal e no Aeroporto da Madeira.