Hangar: Um museu que voa

A gare do Aeroporto da Madeira tem um novo espaço museológico, o Hangar.

Chama-se ‘Hangar, memórias do aeroporto’ e representa a mais recente proposta do Aeroporto da Madeira. Neste hangar, em vez de uma aeronave estacionada, estão depositadas as memórias deste aeroporto.

Este ano comemoram-se cinquenta anos desde a construção da pista inicial deste aeroporto, que serve a principal ilha do arquipélago. Com intuito de assinalar a data histórica, deu-se a criação de um pequeno espaço que, para além da exposição comemorativa do 50.º aniversário, possui ainda alguns dos momentos mais marcantes da gare madeirense.

O museu apresenta algumas peças que foram importantes para o desenvolvimento do aeroporto. Os antigos quadros de sinalização eléctrica, a primeira farda, ou a foto da primeira equipa de bombeiros que serviu o aeroporto, vários documentos históricos com a evolução da imagem do local, os diplomas de certificação e os prémios ganhos pelo aeroporto, são alguns dos objectos possíveis de observar. Além disso, ainda existe o antigo quadro de palhetas que marcava as partidas e as chegadas.

A inauguração do espaço deu-se no passado dia 15 de Setembro e os interessados apenas terão que se dirigir ao piso 0 do Aeroporto da Madeira. O acesso é gratuito.