Pertencer à Madeira

Marca Madeira tem nova identidade e quer reforçar posicionamento como destino seguro.

 

 

Um lugar onde todos sentem que fazem parte. Pertença é a mensagem principal da nova identidade do Destino Madeira. Promovida pela Associação de Promoção da Madeira (APM), a apresentação dos novos elementos de comunicação, nomeadamente do logótipo e da assinatura da marca Madeira, realizou-se nesta segunda-feira, 12 de abril, no Funchal.

Depois de anos em franco crescimento, ao sector do turismo surgem agora desafios relacionados com a pandemia e há que olhe. O Destino Madeira quer lançar-se neste novo recomeço do sector como um destino seguro, com um conjunto de experiências para todos, desde a natureza ao mar.

Para isso apostou numa nova identidade que passa por um logótipo, composto a partir da desconstrução de um círculo – símbolo associado à ideia de inclusão –, e pela assinatura “Madeira. Tão tua”. Estes dois elementos farão agora parte dos materiais de comunicação da Região Autónoma da Madeira, dentro e fora de fronteiras.

Durante a apresentação, Eduardo Jesus, presidente da APM, salientou que a nova identidade é mais do que um símbolo para o sector turístico, tratando-se de uma marca para uma Região que já se afirmou como o destino turístico mais antigo de Portugal.

“Já contamos com 200 anos de história e isso faz de nós especiais no sentido da responsabilidade que recai sobre nós”, afirmou.

A estratégia da marca contou com a colaboração da Bloom Consulting e a nova identidade partiu do trabalho da agência criativa BAR. Para Eduardo Jesus, a apresentação da marca tratou-se do “culminar de um processo que envolveu muitas pessoas, entidades residentes e não residentes”.

“Quisemos que esta expressão fosse a representação de um sentimento, sentimento de pertença, de saber que esta é uma terra da qual fazemos parte independentemente de cá termos nascido”, afirmou o presidente da APM.

Esse sentimento de pertença está subjacente na mensagem “Madeira. Tão tua”. A estratégia em redor da assinatura assenta em quatro pilares: um lugar onde me sinto bem; um lugar onde me sinto entre amigos; um lugar em que vivo como um local; e um lugar ao qual quero sempre voltar.

Eduardo Jesus vê nesta frase uma espécie de renascimento do sector turístico e do Destino Madeira. “Este é o primeiro dia de um novo tempo”, até porque “vai reforçar o nosso posicionamento como destino seguro”, afirmou.