Mais de 50 destinos em voo direto

O número de destinos para onde é possível voar em ligação direta, a partir da Madeira, tem vindo a aumentar.

O Aeroporto da Madeira tem vindo a apostar numa estratégia de crescimento, que passa pela diversificação do número de destinos ou origens para onde é possível ter voos diretos a partir do Funchal.

São, neste momento, mais de 50 rotas, algumas delas operadas por várias companhias, que garantem ligação a grande parte das capitais da Europa, além de outras grandes cidades. Fora do continente europeu a Madeira tem uma ligação direta com o aeroporto JFK em Nova Iorque e nos meses de julho e agosto há ligação a Marraquexe, Marrocos.

Esta diversificação da oferta é uma alternativa aos voos via Lisboa, que continuam a ser ainda uma importante forma de chegar à ilha.

O Aeroporto da Madeira passou também a ter, desde o ano passado, uma base da companhia Ryanair, que garante 10 rotas para diversos países. Algumas delas, como Dublin, Bruxelas ou Milão, não estavam servidas com ligações diretas regulares.

A lista de aeroportos para onde é possível voar a partir da Madeira inclui capitais como Lisboa, Madrid, Paris, Roma, Londres, Berlim, Budapeste, Viena, Amsterdão, Helsínquia, Estocolmo, Zurique, Praga, Copenhaga, Varsóvia, Riga ou Vilnius. Algumas cidades como Londres, Lisboa, Paris, Porto ou Milão são servidas por mais do que uma companhia aérea.

Só do Reino Unido há voos a partir de 9 cidades. De Londres, diferentes aeroportos, voam cinco companhias. Da Alemanha é possível voar diretamente para a Madeira a partir de 10 cidades, algumas, como Frankfurt ou Munique têm a operar diversas transportadoras.

Objetivo é dilatar esta rede e garantir o crescimento do Aeroporto da Madeira, que em 2022 registou o movimento de mais de 4 milhões de passageiros. Com os constrangimentos que têm existido nas ligações aéreas em grandes aeroportos, os voos diretos são uma alternativa mais confortável para fazer férias na Madeira, ou para os residentes da Madeira fazerem férias na Europa.