Pico do Arieiro de autocarro

Uma nova carreira diária de autocarros permite visitar o Pico do Arieiro, de forma cómoda, evitando os problemas do trânsito numa das maiores atrações da Madeira

O acesso ao Pico do Arieiro, um dos locais mais visitados da Madeira, já pode ser feito em autocarro. A empresa Horários do Funchal lançou uma carreira de transporte regular.

Existem duas ligações de subida, entre a Praça da Autonomia, no Funchal e o Pico do Arieiro, respetivamente às 6:00 e às 13:30 horas) e duas descidas, às 12:15 e às 19:00 horas. Em ambos os sentidos há várias paragens e o autocarro pode ser apanhado em qualquer uma delas.

O custo da viagem é 3 euros, para cada sentido e os bilhetes têm de ser adquiridos a bordo. Podem ser feitas reservas de lugares entre sete e dois dias antes da data da viagem, mas a reserva só se aplica às paragens iniciais de cada viagem.

No intervalo entre estas ligações o autocarro opera um serviço Shuttle entre o Caminho Florestal das Serras de Santo António e a rotunda do Pico do Arieiro. Com intervalos de 15 minutos, cada viagem custa 1,10 euros e os bilhetes são igualmente comprados a bordo.

A lotação do autocarro é de 31 lugares sentados, mas podem viajar passageiros de pé.

O lançamento desta carreira é uma resposta ao aumento de afluência ao Pico do Arieiro. Com 1.818 metros de altitude é a terceira maior elevação da Madeira. É procurado pela paisagem, que permite vez um panorama de 360 graus em redor da ilha, por vezes acima das nuvens, mas também por muitos caminhantes que pretendem fazer passeios a pé, aproveitando o famoso PR1, que leva até ao Pico Ruivo, o mais alto da Madeira.

Mas nos últimos temos o número de visitantes que recorrem a carros de aluguer em vez de grupos de turismo, tem tornado o trânsito mais intenso e por vezes caótico no Pico do Arieiro, tornando difícil usufruir da experiência. O autocarro, a par de mais parques de estacionamento, procura ser uma ajuda.

www.horariosdofunchal.pt