Um dia em Las Palmas

A maior cidade das Canárias é a segunda escala no cruzeiro da MSC a partir da Madeira

É a maior cidade das Canárias. Las Palmas tem quase 400 mil habitantes, que vivem na região nordeste da ilha que é, também, um dos principais destinos turísticos do arquipélago espanhol. A escala do navio MSC Opera é longa, entre as 6:00 horas e as 22:00 horas, um tempo suficiente para aproveitar excursões e passeios pela ilha, ou então para aproveitar o dia e conhecer um pouco da cidade.

O porto fica perto de praias. E tem um centro comercial logo à saída. Pode muito bem ser um programa para a tarde, porque a temperatura do mar é sempre amena e a do ar é superior à de alguns verões europeus.

Mas a cidade velha, ou a parte histórica, fica mais distante e recomenda-se um transporte. O autocarro é uma boa opção. As linhas de carreira regular, à saída do porto, são frequentes e permitem um acesso rápido ao bairro de Vegueta, em torno do qual se organizam as ruas medievais e os edifícios coloniais, com predominância para os séculos XVI e XVII.

Logo ali o Mercado de Vegueta merece uma visita, com muitas bancas de frutas tropicais e legumes, e o inevitável presunto, ou não estivéssemos em Espanha. Ali perto ergue-se a Catedral de Las Palmas, uma construção que teve início no século XVI, ao estilo gótico, com três naves, mas que sofreu obras durante séculos e só foi acabada no século XIX, tendo por isso uma fachada ao gosto neoclássico.

O Museu Diocesano ocupa uma parte do edifício. Em frente à fachada surge a praça de Santa Ana, uma espécie de praça maior de Las Palmas.

casacolonlaspalmas

Junto à catedral está também a Casa de Colombo, a antiga residência do governador das Canárias, e que tem o nome do navegador, numa associação ao facto de Colombo ali ter ficado hospedado nas escalas das viagem para a América. O edifício, um exemplar do estilo colonial, está aberto ao público e tem 13 salas de exposições abertas ao público sobre a temática da história das Canárias e da relação com a América.

A visita ao bairro de Vegueta pode completar-se com passeios pelas ruas, onde os edifícios históricos estão recuperados e com as fachadas impecavelmente pintadas. A maioria serve de sede de empresas, ou tem funções diversas, mas o cuidado em manter os edifícios e os arranjos das ruas é digna de nota.

Ali perto, mais moderno, está o bairro de Triana, com a sua principal dedicada ao comércio. É uma oportunidade para visitar lojas de marcas internacionais.

Para quem possa optar por regressar mais cedo ao MSC Opera, ou tenha até preferido não sair do navio, pode ser um dia para explorar a vertente do bem-estar. O foco é o Aurea Spa, que está aberto durante todo o dia, com sauna e banho turco e zonas de relaxamento.

mscaureaspa

Além disso dispõe de um conjunto e massagens de corpo inteiro, faciais e esfoliações, que incluem versões para famílias, como mãe e filho, pai e filha, ou casais e até massagens de relaxamento para adolescentes.

O MSC Aurea Spa existe em todos os navios. A massagem de assinatura é a balinesa, que pode durar 50 pu 80 minutos. A oferta de massagens é semelhante em todos os Spas, mas as áreas húmidas variam com os navios.

O bem-estar passa também pela beleza, com serviços de manicura e pedicura, depilação, cabeleireiro e barbeiro.

mscoperagym

A oferta fica completa com o ginásio, que tem vista panorâmica para o mar. Aqui é possível fazer treino livre, mas também inscrever-se em aulas, ou até pedir uma avaliação da composição corporal, ou até contratar os serviços de um personal trainer.