Praias e uma paisagem árida aguardam os viajantes do MSC Opera na passagem por Fuerteventura
É a segunda maior ilha do arquipélago da Canárias. Fuerteventura situa-se a cerca de 100 quilómetros do norte de África e sofre influência do clima e dos ventos, que aqui encontram uma ilha quase plana, onde é difícil chover.
A paisagem seca é pontuada por algumas plantas. Mas a população de cabras, historicamente calculada em dezenas de milhares, encarregou-se de consumir muita da vegetação que havia. Hoje em dia existem áreas reservadas para os animais, que são cerca de 80 mil e grande parte da paisagem é protegida.
Puerto del Rosário é a localidade principal da ilha. É neste porto que o MSC Opera atraca, a uma curta distância a pé do centro, com os seus edifícios baixos e quase todos pintados de branco. Toda a ilha tem cerca de 120 mil habitantes. Metade dos quais residem na localidade.
Mas os maiores atrativos estão na beleza que se consegue tirar de tanta aridez. Os vulcões extintos e as suas crateras, e as grandes paisagens dunares, onde séculos de ação do vento e da erosão fizeram acumular bancos de areia naturais. É o caso das Dunas de Corralejo, uma grande extensão de areia que, a partir do mar, penetra pela ilha, a perder de vista. Este foi um dos locais de filmagem da “Mulher Maravilha 1984, filme lançado em 2020.
Os passeios em todo-o-terreno são a forma mais prática de ver algumas zonas de Fuerteventura, como a parte noroeste. Esta é uma das excursões que podem ser adquiridas a bordo do MSC Opera. Estes carros seguem trilhos de terra batida que levam a praias e enseadas de águas cristalinas e areias douradas, como a Praia Punta Blanca ou a Praia del Aguila, um paraíso para os surfistas.
Existem muitas mais ao longo da ilha. São, aliás, a principal razão pela qual Furteventura é procurada. E aqui o clima permite contacto com o mar mesmo no Inverno.
De volta ao MSC Opera, a escala aqui é um pouco mais curta. Mesmo assim dura entre as 9:00 horas e as 20:00 horas. Dá tempo para fazer um pouco de tudo e ainda assim regressar, por exemplo, a tempo de ir ao teatro.
A sala de espetáculos chama-se precisamente Teatro dell’Opera. Tem lugar para 711 pessoas e uma área de 1.135 metros quadrados. Tal como no restantes navios da frota da MSC Cruzeiros há duas apresentações em cada dia. Uma às 19:30 horas, pensada para os passageiros que usufruem do jantar no segundo turno, às 21:00 horas. O segundo espetáculo, às 21:30 horas, é sobretudo para quem janta no primeiro turno, a partir das 18:30 horas.
Cada dia a ação no palco muda. Sucessos musicais, dança, temas clássicos, há de tudo um pouco para todos os gostos e a ida ao teatro é muito popular nos navios.
Nos bares há música ao vivo. Na discoteca, Byblos, com vista para o mar, há caraoque todas as noites, antes de o DJ entrar em ação, cerca da meia-noite. São organizadas festas temáticas e, por exemplo, tributos aos anos 70, 80 e 90.
Outra forma de entretenimento pode passar pelo Casino Med Pearl, que está aberto a maior parte do tempo em que o navio está em navegação (exceto à noite). O mesmo acontece com as lojas, sejam da marca MSC, duty free, relógios, ou roupas. Todos os dias há promoções.
msccruzeiros.pt