A noite do comandante

É o momento mais elegante das viagens de cruzeiro e MSC Opera não foge à regra

Para muitos viajantes habituais de cruzeiros a noite do comandante é um momento especial. Há quem prepare roupas de gala para o momento que se notabilizou por ser uma noite diferente.

Revive os tempos em que nas viagens de navios, transatlânticos e não só, era costume as pessoas vestirem-se para jantar e era uma honra fazê-lo na mesa do comandante. Hoje em dia há cada vez menos formalismos das viagens de cruzeiro, e existem até companhias que são completamente free Style, ou seja, sem quaisquer formalismos ou obrigações. Mas nos navios da MSC cruzeiros ainda há noite do comandante.

Giacomo Romano é atual responsável pelos destinos do MSC ópera, e a estrela da noite. Neste Cruzeiro entre a Madeira e as Canárias a noite de gala coincidiu com um dos dias de navegação. O programa começa com a presença do comandante nos bares dos pisos cinco e seis, altura para ser servido um cocktail. Segue-se um contacto com os passageiros premium da MSC e uma apresentação no teatro onde, um a um, são chamados todos os elementos da equipa executiva do cruzeiro e os principais oficiais do navio. O comandante faz depois um discurso.

Apesar de esta ser conhecida como uma noite de gala, e várias e o smoking e os vestidos de baile serem vistos, a verdade é que a maior parte das pessoas opta por vestir um traje smart casual, ou seja, um casaco para os homens e um vestido mais formal para as senhoras. Mesmo assim a noite é bonita elegante.

mscbar1

Os cruzeiros têm também a ver com tradição. Os rituais são valorizados pela maior parte dos clientes. Muitos participam em jogos e atividades a bordo. Outros deixam-se ficar pela zona das piscinas, sempre a mais concorrida nos dias de navegação.

Mas uma vantagem no facto de o MSC Opera ser um navio de uma classe mais antiga, é ter zonas de solário e descanso nas varandas da popa. Uma zona que, nos navios mais recentes da companhia, é aproveitada para cabines de luxo e zona de lazer da primeira classe. No Opera é uma área de acesso livre que permite o descanso e o sossego. Ideal, por exemplo, para ler um livro e acompanhar a navegação.

mscbalcony

Para os passageiros dos dias de hoje nem sempre é fácil estar alguns dias sem comunicações. Por isso existem pacotes de Internet a bordo. O roaming também funciona, sujeito às habituais taxas. Para quem não quer optar por nenhuma destas soluções a aplicação MSC Ford Me inclui um chat onde os passageiros podem falar uns com os outros.

A aplicação é bastante útil. Permite controlar as despesas, seguir o programa do navio, com as atividades e a animação. Tem ainda informação meteorológica, um mapa e muito mais curiosidades.

No plano social um cruzeiro pode também ser uma oportunidade. É quase inevitável conhecer pessoas, sejam os companheiros de mesa, sejam os participantes nos jogos e atividades, ou nas excursões. Por isso, mesmo que a viagem seja feita a solo, ou em casal, é natural conhecer sempre pessoas.

mscbarlive

Na viagem do MSC Opera muitos passageiros falam português, devido ao embarque na Madeira. Mas a bordo há um grande número de tripulantes que, ou são portugueses ou falam português, o que ajuda à comunicação. Por isso, nunca é difícil fazer-se entender.

Mas as nacionalidades dos tripulantes são às dezenas. E também os hóspedes são bastante internacionais, com muitos espanhóis, italianos, ingleses, alemães e um número crescente de nórdicos. Muitos embarcam no Funchal. A maioria começa o cruzeiro em Santa Cruz de Tenerife.