Chaves Michelin na Madeira

Cinco hotéis estão na nova categoria do guia da capa vermelha

Depois de anos de avaliar restaurantes, a Michelin decidiu virar-se para os hotéis. A promessa já tinha sido feita e agora, pela primeira vez em Portugal, surgiu a lista de restaurantes classificados com as chaves, a nova distinção do guia gastronómica da capa vermelha.

Os hotéis são classificados em três categorias: uma estrela, duas estrelas e três estrelas. Esta seleção tem por base cinco critérios: serem um destino em si mesmo: o hotel contribui para a experiência local; Excelente arquitetura e design de interiores; Qualidade e coerência do serviço, conforto e manutenção; Individualidade, reflexo de personalidade e autenticidade; Capacidade de oferecer uma experiência extraordinária a um preço correto.

Na categoria de três Chaves Michelin não há nenhum hotel na Madeira. Mas nas duas chaves foram distinguidas três unidades.

O Les Suites at The Cliff Bay, do grupo PortoBay, viu reconhecido o serviço e qualidade de um boutique hotel, com vista sobre o mar. O Reid's Palace, a Belmond Hotel, também figura nesta categoria, com o reconhecimento pelo caráter clássico e intemporal deste emblemático hotel. O terceiro hotel com duas Estrelas Michelin foi o luxuoso The Reserve, da Savoy Signature.

Com uma chave foram distinguidos dois hotéis; a Quinta da Casa Branca, uma quinta em plena cidade, cujo charme advém da mistura entre o clássico e o contemporâneo, e o imponente Savoy Palace, que se destaca por ser um edifício de grandes dimensões, com hotelaria de grande qualidade, no Funchal.