No litoral do Caniço há um pequeno reduto, uma praia que atrai banhistas ao longo de todo o ano
Atualmente com cerca de 25 mil moradores, a Freguesia do Caniço é uma das maiores da Madeira e aquela que, nas últimas décadas, conquistou o coração não só dos madeirenses como também de muitos estrangeiros, que encontraram nesta localidade da ilha o seu refúgio, além de ser um dos principais polos turísticos da ilha.
Para um local, calcorrear o Caniço de Baixo, por exemplo, é quase como sentir-se de férias. A quantidade de turistas, sobretudo alemães, com os quais nos cruzamos fazem-nos duvidar da localização. Esta zona da ilha é quase como um microcosmo.
Mas se as bonitas paisagens, as boas acessibilidades e os serviços são pontos a favor desta freguesia, a verdade é que um dos pontos de referência no Caniço é mesmo a praia dos Reis Magos, conhecida pelas suas águas translúcidas e sedutoras que convidam a um mergulho revigorante.
Ao chegar a esta estância balnear, o que mais se evidencia logo, a olho nu, são as cores do próprio cenário. Torna-se encantador poder observar o azul do oceano Atlântico, que abraça com vontade o cinzento, ora claro ora escuro, do calhau, o castanho das rochas e o verde pujante da natureza.
Além desta paisagem idílica e da própria envolvência especial desta praia, com uma promenade agradável que emana paz e tranquilidade, com hotéis circundantes que se destacam pelo requinte, há uma série de valências neste espaço, que valem a pena a visita.
Desde logo, os amantes de desporto encontram aqui um espaço privilegiado para correr, caminhar ou simplesmente para usufruir dos equipamentos de atividade ao ar livre colocados à disposição de quem queira queimar umas calorias extra.
Contudo, para quem se desloca a esta estância balnear puramente pelo prazer de bronzear pode optar por se estender no calhau rolado, típico da Região, ou, por outro lado, pela zona de solário em betão.
Já para entrar no mar, os mais aventureiros podem fazê-lo diretamente através do calhau e para quem não se sente tão à vontade, há a possibilidade de descer pelas escadas destinadas a esse efeito.
Em suma, há uma miríade de razões para frequentar a Praia dos Reis Magos. Para um bom garfo existe um restaurante para petiscar e um bar para refrescar, na esplanada, em especial nos dias mais quentes, tudo isto num espaço que se destaca pela excelência, pois ostenta Bandeira Azul, e segurança, com a vigilância dos nadadores-salvadores.
Outra das vantagens são as facilidades de estacionamento, as casas de banho, que estão adaptadas a pessoas portadoras de deficiência e ainda um posto de primeiros-socorros.
Vamos a banhos?