A vista do castelo

Uma das construções que mais se evidencia na paisagem do Funchal, o Forte de São João Batista do Pico, está aberto a visitas

 

No dia-a-dia dos residentes na Madeira, o edifício tem vários nomes: Castelo, Castelo do Pico ou até Pico Rádio. Mas é uma presença incontornável na paisagem do Funchal. O Forte de São João Baptista do Pico foi alvo de obras de requalificação, e abriu as portas a visitas que garantem um percurso pela história e proporcionam vistas magníficas sobre a baia do Funchal.

Construída no início do século XVII, no Pico dos Frias, um dos que domina uma das encostas do anfiteatro do Funchal, teve sempre uma função militar, até 2014, ano em que passou para a posse da Região Autónoma da Madeira, que deu ao espaço uma função de lazer.
A sua origem advém da necessidade de erigir um sistema defensivo para proteção do Funchal, onde se incluía a construção de uma fortaleza, a poente, para rematar a muralha da cidade.

Começou por ser uma fortaleza em taipa de pau-a-pique cuja responsabilidade pelo projeto e construção esteve a cargo dos mestres das obras reais Mateus Fernandes III, Jerónimo Jorge e mais tarde Bartolomeu João. Só por volta de 1618 é que se encontram registos de obras nos caboucos para os panos de pedra das muralhas da fortaleza. Em 1635 existem registos de que seria Bartolomeu João o mestre que liderava a obra e que esta já estaria quase na sua forma final, com base numa planta em estrela com 4 baluartes pentagonais, praticamente regular.

Mudou de nome várias vezes. No início do século XVII denominava-se de São Filipe, no século XIX passou a ser de São Miguel, mas pouco tempo depois voltou a ser chamada de São João. Além da função de defesa da cidade, foi também paiol até 1828. A 22 de Junho de 1901 a artilharia da fortaleza fez fogo pela última vez, através de uma salva em honra da visita à Madeira dos Reis de Portugal.

Em 1929 foi ali instalada a Estação de Rádio Naval, gerida pela Marinha Portuguesa, que ocupou as instalações até 2014. O espaço está aberto a visitas. Além de um café tem ainda uma sala com um núcleo museológico que consta a história da fortaleza.

Daqui desfruta-se de uma das melhores vistas para a cidade.