Música nas Capelas

A capela de São Sebastião acolhe uma nova temporada de concertos com um toque especial.

Desde sempre os templos religiosos estiveram associados a uma ideia de boa acústica. São bons locais para ouvir música e onde se fizeram já grandes concertos. São uma tradição em grande parte da Europa, mas menos frequentes na Madeira, especialmente quando não estão associados a acontecimentos religiosos.

Não só pela qualidade sonora, mas também pela envolvência dos espaços, duas capelas da Ponta do Sol estiveram na origem de um programa regular de concertos, que se tornaram numa marca cultural do concelho. A iniciativa chama-se Música nas Capelas e os palcos começaram por ser as capelas de São Sebastião e Santo António.

O programa de concertos é da responsabilidade da associação cultural Retoiça e encorajado pela Câmara da Ponta do Sol, que apoia. Na temporada que decorreu entre outubro de 2017 e abril de 2018 realizaram-se 14 concertos. Em outubro de 2018 inicia-se um novo ciclo, que decorre até abril de 2019. Mas Filipe Teixeira, da associação Retoiça explica que o programa ainda está a ser delineado “de acordo com a disponibilidade dos artistas”.

Nas capelas, desde o primeiro concerto, a aposta tem sido em variar, tornando a iniciática eclética. No conjunto das três temporadas já realizadas são “mais de 70 projetos artísticos nas capelas da Ponta do Sol”, com centenas de espetadores.

A procura não para de aumentar. Os espaços começam a ser pequenos, mas o ambiente torna-se intimista. Filipe Teixeira fala em “equilíbrio entre espetadores locais e estrangeiros” que ocupam em média 85 por cento da Capela de São Sebastião, a maior das duas, que passou a acolher todos os concertos, dado o aumento do número de espetadores.

Para a Câmara da Ponta do Sol esta é uma iniciativa para continuar e até reforçar. Célia Pessegueiro, presidente da Câmara, assume a vontade de “abrir os espaços religiosos, respeitando o culto e potenciando a vertente cultural”.

Para Filipe Teixeira o facto de estas duas capelas pertencerem ao Município da Ponta do Sol e não à Diocese do Funchal “abre o espectro estilístico e criativo deste ciclo”. Torna possível, por exemplo, variar mais os géneros musicais.

Para já não está revista a inclusão de mais nenhum espaço religioso, mas a Capela dos Anjos, surge como possibilidade. Filipe Teixeira reconhece que se trata de um ótimo espaço, mas teria de ser “negociado com a Paróquia da Piedade e seguir as regras da Diocese” para a realização de espetáculos em templos religiosos.

O ciclo de concertos Músicas nas Capelas é apenas uma das ofertas de um cartaz cultural cada vez mais diverso neste concelho da zona oeste da Madeira. Parte das iniciativas são do município ou apoiadas pela autarquia. Mas também há iniciativas que surgem da dinâmica de empresários locais, como os Concertos L, por exemplo, organizados pela Estalagem da Ponta do Sol.

O primeiro concerto acontece no dia 30 de Junho, com mais uma estreia na região. O ciclo decorre até 6 de outubro, ao ritmo de um concerto por semana, inicialmente nas noites de sábado e depois às quartas-feiras. Serão 12 concertos que, segundo a organização, seguem a linha proposta dos anos anteriores, com estreias na Madeira e algumas mesmo a nível nacional.

No verão os bares e espaços de lazer do centro histórico da vila são responsáveis por um programa de animação. É também durante o verão, em agosto, que se realizam as festas do concelho.

A partir de outubro regressam as sessões de cinema na vila, às sextas-feiras à noite. São filmes fora do circuito comercial que não podem ser vistos nas salas de cinema convencionais.