O padroeiro dos pescadores

Todos os anos Câmara de Lobos transforma-se em luz e cor para receber a festa de São Pedro.

A festa em honra de São Pedro, apóstolo e também pescador é uma referência na identidade cultural da cidade piscatória. No século XVII, época da criação da Confraria do Corpo Santo, já os pescadores organizavam festividades em honra de São Pedro, onde enfeitavam os barcos e prosseguiam em procissão.

Entre 27 a 30 de junho o evento conta com a habitual animação musical, com a presença de bandas e artistas de destaque, começando pela participação Quim Barreiros e vários artistas populares madeirenses.

No dia 28 o destaque vai para o grupo Azeitonas. No dia 30 o palco pertence ao cantor português David Carreira.

A decoração das ruas e a iluminação da cidade continua a ser um dos principais chamarizes, com as criativas intervenções de arte urbana.

As marchas populares são um dos destaques, na noite de 28 de junho. Com cerca de nove grupos, as ruas da cidade enchem-se de animação, com o aroma dos manjericos e cantigas dos santos populares. À meia-noite há fogo-de-artifício.

A encerrar estes três dias de festa reservam-se algumas novidades, como oCortejo Etnográfico de São Pedro Gonçalves Telmo, que se realiza este ano pela primeira vez. A ideia assenta na reconstituição histórica das procissões que eram realizadas no século XIX.