Areia, água do mar e relaxamento total

O turismo de saúde e bem-estar é uma das apostas do Porto Santo onde os spas oferecem tratamentos de psamoterapia e talassoterapia.

Que o Porto Santo é um excelente destino de férias, já não é novidade. Mas as características da ilha, só por si paradisíaca, reservam ainda algumas surpresas, que podem fazer bem à saúde.

O turismo e bem-estar é um nicho turístico da ilha, sobretudo desde que na década de 1970 vários médicos alemães e americanos testaram as propriedades da areia da praia e os efeitos no tratamento de doenças reumáticas e ortopédicas, como artrose, gota, osteoporose, artrite reumatoide e fibromialgia.

Os testes iniciais foram comprovados por investigadores das Universidades de Oslo e de Aveiro. A areia, fina, de fácil adesão à pele, é Carbonatada Biogénica, rica em minerais como magnésio, cálcio, fósforo, enxofre ou estrôncio, que é um anti-inflamatório natural.

A partir das evidências científicas foi desenvolvida a psamoterapia, tratamentos com areias quentes. Mara Menezes, terapeuta do Spa do Hotel Porto Santo, explica à Essential que na Terapia de Areias Quentes “a pessoa é coberta com areia aquecida, numa espécie de banheira. Neste processo, a areia varia entre 40 a 43ºC, no início do tratamento, a 37/38º c no final. O calor é necessário para que o suor permita a absorção dos minerais através da pele. A duração de cada sessão ronda os 20 a 30 minutos.”

Mara explica que os efeitos benéficos começam a surgir após as 12 sessões. Mas acrescenta que “quanto mais sessões forem feitas, melhor ainda”. A terapeuta acrescenta ainda que a procura é mais elevada no verão, “especialmente por portugueses e dinamarqueses”.

Para além da areia, o mar também tem poder curativo. É o conceito da talassoterapia, que ajuda a combater o stress de forma natural.

Andréa Gomes, responsável pelo Thalasso Spa do Vila Baleira Resort explica que os circuitos “são feitos em três piscinas e três saunas”. Há um contacto com água do mar “aquecida entre 30 a 34 graus, com o objetivo de absorver através da pele, os minerais (estrôncio, magnésio e crómio) que existem em grandes quantidades nesta água do mar do Porto Santo”.

As sessões de talassoterapia são benéficas para “a circulação, o relaxamento muscular” além de “uma forte ação anti-inflamatória que ajuda na prevenção de doenças reumáticas, artrite e problemas ósseos”.

A água está também presente noutros circuitos integrados, feitos a nível individual,desde “hidromassagem, duches de jato e massagem Vichy - todos feitos com água do mar pura, sem qualquer tratamento.”

Além da balneoterapia o Thalasso Spa do Vila Baleira Resort oferece massagens de cariz mais terapêutico: desportivas, circulatórias, podais, de medicina tradicional chinesa, indiana, tailandesa, pedras quentes, japonesas, e ainda “tratamentos de rosto e corpo” que beneficiam a hidratação ou combate a celulite além de propostas com argila e algas – a algoterapia.

Numa ilha como o Porto Santo uma massagem é quase uma cereja em cima do bolo nas férias. O ambiente natural propicia o descanso e convida ao relaxamento. “As pessoas procuram-nos não só numa vertente terapêutica como também a nível de relaxamento e bem-estar”, refere Andréa Gomes.

No Hotel Porto Santo também pode usufruir de massagens de relaxamento, banho turco, tanques de contraste ou hidromassagem.

No Pestana Porto Santo, a coordenadora do Magic Spa, Marisa Faria, destaca que “para além do jacuzzi, sauna e banho turco, também é possível desfrutar das massagens e tratamentos de corpo, faciais, anti-stress e detox” – desde adelgaçantes, drenagens linfáticas, entre outros. Os produtos, “100% naturais”, incluem ingredientes tradicionais da Madeira, como o mel ou o maracujá.

Num ponto todas as opções convergem. Ajudam a relaxar e contribuem para recarregar baterias para regressar à vida agitada de todos os dias…. Um verdadeiro sabor a férias.

thalasso.vilabaleira.com

hotelportosanto.com/spa-porto-santo

pestana.com/pt/hotel/pestana-porto-santo/spa