Nascidas de uma receita familiar, as bolachas Tilhitas apresentam uma grande ambição em conquistar o mercado regional e nacional.
Um grupo de três familiares teve a ideia de pegar numa receita centenária e apresentar ao mundo como um produto gourmet. Trata-se das bolachas Tilhitas, nome que homenageia a criadora da receita, a avó Tili.
Sara Jardim relembra, da sua infância, a imagem “dos tabuleiros a sair do forno e também o som da cozinheira”, normalmente a sua mãe, que se enfurecia porque “a cada fornada que saía, todas desapareciam entre os ajudantes, de tão boas que eram”.
Dessa imagem surgiu a ideia de começar a confeccionar e a comercializar as “pequenas” bolachas de aveia, “finas e estaladiças”, e que apostam no mel-de-cana como factor impulsionador do seu sabor.
O objectivo do produto é que “seja uma referência da doçaria tradicional da ilha da Madeira, ao mesmo nível do bolo-de-mel ou das broas-de-mel. Queremos que estejam tão presentes na vivência madeirense que passem a fazer parte da sua identidade”.
Neste momento estão apenas a ser comercializados no mercado regional, em várias lojas ou através de encomendas on line. Mas Sara Jardim revela que a expansão vai começar para o Portugal Continental e para outros mercados europeus já em 2015.