As ilhas que compõem o arquipélago.
O arquipélago da Madeira
Este arquipélago de origem vulcânica é constituido por quatro ilhas: A ilha da Madeira, a ilha do Porto Santo, as ilhas Desertas e as Ilhas Selvagens. Enquantos as duas primeiras são habitadas, as restantes são consideradas reservas naturais.O arquipélago possui cerca de 260 mil habitantes sendo que a maior parte vive no Funchal, capital da região. O ponto mais alto do arquipélago é o Pico Ruivo (1862 m) na ilha da Madeira.
Ilhas Selvagens
As Ilhas Selvagens são um sub-arquipélago do arquipélago da Madeira. É composto por dois grupos: Nordeste e Sudoeste. No primeiro, está inserida a Ilha Selvagem Grande juntamente com as três pequenas ilhas do Palheiro da Terra, Palheiro do Mar e Sinho. No segundo grupo, está a Ilha Selvagem Pequena e o Ilhéu de Fora, juntamente com outros pequenos ilhéus. As ilhas distam a duzentos e cinquenta quilómetros da capital do arquipélago, estando apenas a cento e sessenta e cinco quilómetros do arquipélago espanhol das Canárias. As ilhas contam com dois moradores permanentes, na Selvagem Grande, membros do Parque Natural da Madeira visto que o sub-arquipélago é Reserva Natural desde 1971.
Ilhas Desertas
As Ilhas Desertas são um conjunto de três ilhas situadas a sudoeste da Ilha da Madeira. Composto pelo Ilhéu Chão, Deserta Grande e Bugio, a administração deste sub-arquipélago está a cargo do concelho de Santa Cruz, na Ilha da Madeira. Em 1995 receberam o estatuto de Reserva Natural e são casa de um dos mais icónicos animais da ilha: o lobo marinho.