A fazer

Algumas actividades que poderá explorar na região. 

1.Levadaalecrim
2.canyoning
3.teleferico
4.carrosdecesto
5.surf
6.golf

Passeios a pé

A Madeira possui inúmeros trilhos que rasgam a ilha de norte a sul, de este a oeste. Passar por antigos cursos de água, paisagens de cortar a respiração, estar acima do nível das nuvens, subir até ao ponto mais alto da ilha e nadar em lagoas em plena montanha, são algumas das motivações para estas caminhadas. As mais famosas são: Caldeirão Verde, Pico do Arieiro, Levada do Alecrim, 25 Fontes e Rabaçal, mas existem muitas outras que valem  a visita. Leve calçado adequado e divirta-se pelo coração  da ilha. 

Canyoning

O arquipélago da Madeira possui excelentos condições naturais para a prática de uma actividade como o canyoning. Com a floresta Laurissilva como pano de fundo, na ilha da Madeira, o canyoning consiste em descer até ao leito de uma ribeira, utilizando técnincas de montanhismo, natação e transposição de obstáculos, estando sempre em contacto priveligiado com a natureza e com os seus obstáculos. Com várias empresas a explorar a área na região, existem vários cursos a diversos preços para os interessados. 

Teleférico
Do teleférico que faz a ligação do centro do Funchal à freguesia do Monte é possível ter uma visão a 360 graus da capital madeirense. A viagem quase na vertical, com pouco mais de três quilómetros, permite-nos ir do “mar à montanha” em quinze minutos. Da calma dos espaços verdes ao frenesim citadino, a viagem proporciona-nos vista única sobre o Funchal. As estações, a do campo do Almirante Reis e a do Monte (no Largo das Babosas), estão abertas das 9:00 às 17:45 horas e está aberto durante todo o ano.

Carros de Cesto
Os carros de cesto são um dos mais tradicionais meios de transporte da Ilha da Madeira. Com início na Freguesia do Monte, os carros, movidos por dois carreiros, antigamente eram uma das formas mais eficientes para descer até ao centro do Funchal. Hoje em dia os carros apenas chegam até ao Livramento, num percurso de dois quilómetros (com duração de dez minutos), não tendo perdido o seu sentido de aventura e utilidade. Pode fazer a sua descida de Segunda a Sábado das 9:00 às 18:00 horas, ou ao Domingo das 9:00 às 13:00 horas.

Surf
O surf começou a despontar na Ilha da Madeira na década de 70 mas apenas chamou a atenção dos surfers internacionais a partir de 1990. Com vários spots, distribuídos à volta da ilha, a prática do surf vem a crescer na região. Locais como o Paúl do Mar, com ondas a vir da direita, e o Jardim do Mar, com direitas que se aconselham para profissionais ou kamikazes, fazem as delícias daqueles que escolhem a ilha para a prática deste desporto.

Golfe
O arquipélago da Madeira possui três campos de Golfe: dois na ilha da Madeira e um na ilha do Porto Santo. O Santo da Serra Golf, o mais antigo de todos concebido por Robert Trent Jones, possui 27 buracos. No Palheiro Golf, o campo foi visionado por Cabell Robinson, do alto dos seus 18 buracos, tem uma vista magnifíca sobre a baía do Funchal. Já na ilha vizinha, o Porto Santo Golf Club também possui, entre dunas e falésias, 18 buracos. O trabalho de Severiano Ballesteros oferece-nos paisagens diversas da ilha dourada.