Porsche Cayenne

O Cayenne sempre foi o SUV de grandes dimensões mais desportivo do mercado. O novo modelo está ainda melhor.

Em 2013 a Porsche vendeu 84.000 exemplares do Cayenne em todo o mundo. Desde o lançamento do modelo original, em 2002, mais de meio milhão de unidades já saiu da fábrica de Leipzig.

A importância do Cayenne para a marca não pode, nem deve, de forma alguma, ser subestimada: a Porsche vendeu mais Cayenne do que todos os outros modelos em conjunto no ano de 2013.

Claro que com a chegada do Macan, o irmão mais novo que abrirá uma nova e muito rentável fatia de mercado à marca, essa realidade irá provavelmente alterar-se já nos resultados de 2014, mas o Macan deverá roubar mais clientes à concorrência do que ao Cayenne.

A segunda geração do SUV Porsche foi lançada em 2010 e, tal como nessa altura, também agora no restyling da mesma a Essential Madeira esteve presente para conduzir esta importante referência do mercado, desta vez nas estradas da Serra de Sintra e pela belíssima região de Colares. Os pequenos retoques estéticos funcionam muito bem, conferindo ao Cayenne um ar ainda mais d esportivo e moderno.

As diferenças fundamentais residem numa traseira redesenhada, com novas ópticas e novas saídas de escape para cada modelo e uma nova secção frontal com um capô novo, mais agressivo e vincado e com novas entradas de ar à frente. No interior, a atualização incide numa consola melhorada e com mais funções, novos bancos e acabamento e um volante decalcado do 918 Spyder que é simplesmente fantástico.

Para o percurso desenhado pela Porsche Ibérica, escolhemos o Cayenne Turbo, o melhor dos melhores. Com um V8 a debitar 520 cavalos, este autêntico portento de engenharia atinge os 100km/h nuns escassos 4.4 segundos e deixa a clara impressão de ser, pura e simplesmente, o melhor SUV do mundo.

A gama conta ainda com o futurista S E-Hybrid, para apaixonados por tecnologia e uma consciência ambiental vincada, anunciando consumos na casa dos 3 litros a cada 100km, o famoso Cayenne diesel, tão amado na Europa, e os mais desportivos S Diesel com um V8 de 381 cavalos e o GTS, agora com um V6 Twin Turbo e ainda mais potência a substituir o antigo V8 atmosférico, que desaparece da gama.