Divertimento 3D

O 3D FUN ART é um espaço diferente no Funchal, que alia a diversão à arte e se assume como um projeto para toda a família.

As sugestões que constam deste artigo devem servir de inspiração para o dia em que forem retiradas as restrições à liberdade de circulação. Para já colabore com as autoridades. Fique em casa! Ajuda o Mundo a vencer a Covid-19.

 

Imagine ser devorado por um tubarão, vestir a pele de uma bailarina, estar pendurado de cabeça para baixo, ou ter a sua cabeça servida num prato. Difícil? E se lhe dissesse que apesar de tudo isso escapa ileso, apenas com uma memória de muitas gargalhadas?


Parece estranho mas é possível. No número 24 da Rua do Surdo, no Funchal, o 3D FUN ART oferece isto e muito mais. É singular, interativo e um museu diferente e inovador. É uma alternativa de arte divertida, mas também educativa.

Com cerca de 40 cenários diferentes, este espaço aposta essencialmente na ilusão de ótica. Entre imagens 3D na parede, e anafórmicas no chão, a interação do visitante com o cenário é imprescindível, como também levar uma máquina fotográfica para registar estes momentos, e fazer um pouco de... magia.

Lara Hein, gerente do espaço, conta que a ideia surgiu “fruto de várias viagens e de locais” que foi visitando. O projeto ganhou forma ao fim de três anos de recolha de informação. Outro dos motivos foi a vontade de criar o seu ”próprio negócio aliado ao seu lado mais criativo”. O querer criar algo essencialmente “inovador”.

Para além das pinturas, há cenários onde a ilusão é a nível de perspetiva com os tamanhos, por exemplo, onde uma pessoa parece ser gigante e outra pequena; ou os cenários invertidos, onde na fotografia passa a imagem das pessoas estarem de cabeça para baixo. Em cada sala há vários motivos e sugestões de como a ilusão ótica pode funcionar, mas o visitante é convidado a explorar a sua própria criatividade.

São também várias as personagens históricas que fazem parte dos cenários, como Van Gogh, onde interpretamos o papel de seu médico, ou até beber um vinho servido por Deus na criação de Miguel Ângelo “A Criação de Adão “.

Este espaço promete diversão aliada à ciência, e está apto para qualquer idade.

Os preços variam entre 9 euros para adultos, e 7 euros para crianças dos 5 aos 12 anos. Há também pacotes familiares.

3dfunart.com

 

Artigo originalmente escrito em dezembro de 2019. (edição nº. 77 dezembro/janeiro)