Desarma ganha estrela Michelin

A cozinha do Chef Octávio Freitas foi reconhecida no Guia Portugal 2024

Ao fim de um ano de aposta o Desarma viu reconhecido o esforço. O restaurante entrou para a lista dos estrelados no Guia Portugal 2024. O Chef Octávio Freitas, que trabalha há 26 anos sempre na Madeira, torna-se no segundo madeirense a conseguir o feito. E no discurso de aceitação do prémio, na Gala que decorreu no Algarve, destacou o facto de não ser preciso sair da ilha para ter reconhecimento.

No mundo das estrelas esta foi a novidade do ano. As restantes estrelas mantêm-se. O Il Gallo D’Oro, no The Cliff Bay, do Chef Benoît Sinthon manteve as duas estrelas, além da estrela verde, que distingue a sustentabilidade da cozinha.

O William, no Reid’s, cuja cozinha é liderada pelo Chef Diogo Costa manteve uma estrela no guia da capa vermelha. Esta é também, de certa forma uma estreia, já que, apesar de o restaurante manter a estrela, é a primeira vez que isso acontece com a cozinha liderada pelo também chef madeirense.

Mas houve mais novidades. O Horta, restaurante do grupo PortoBay, entrou para o guia como recomendado. Junta-se ao Villa Cipriani, do Reid’s a Belmond Hotel e ao Armazém do Sal. Nos Bib Gourmand, que premiam a relação entre a qualidade e o preço ficou tudo na mesma. O Avista, o Casal da Penha e o Vila do Peixe constam do guia.

Outra das grandes novidades da noite foi uma nova categoria, que distinguiu o sommelier Michelin do ano, em Portugal. A escolha recaiu sobre o madeirense Leonel Nunes, do Il Gallo D’Oro, que confessou não estar à espera de estrear o prémio desta categoria.

guide.michelin.com